"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
quinta-feira, 15 de abril de 2010
E os Preços Continuam a Cair
O Grupo Izzo continua a baixar os preços das motocicletas 0 Km (todas 2009), existentes em suas lojas.
Conforme comenta o Wolfmann em seu blog, parece que ainda não chegamos ao fundo do poço, em termos de preços.
Ainda que pareça um parodoxo, não veja a queda dos preços como um bom sinal. Ao contrário.
A impressão que se tem é de fim de festa. Roupas e acessórios pela metade do preço, motocicletas com reduções drásticas, tudo com ar de que a festa acabou.
Será verdade?
O consumidor fica, naturalmente, preocupado. A redução nos preços, resultado do aumento de vendas ou por uma concorrência maior, é normal em qualquer mercado. O aumento de produção, decorrente do aumento nas vendas, diminui o custo dos produtos, permitindo preços menores. Estes, alimentam mais vendas e o resultado é conhecido por todos: produtos de qualidade, disponíveis a preços justos.
Mas não é isto que os indicativos demonstram (dados da Abraciclo). A produção na fábrica de Manaus diminuiu ainda mais em 2010, comparada com 2009, quando foram montadas 3.082 motocicletas. Este número é, por sí só, uma redução de 40% sobre a produção de 2008. E uma tremenda redução, quando se compara com o mercado total, que diminui apenas 16% no mesmo período.
No primeiro trimestre de 2010, foram produzidas 529 motocicletas, uma redução de 31,3% sobre a média de 2009. As vendas de Jan/Março de 2010 totalizaram 710 unidades, ou 17% menos. O mercado brasileiro de motocicletas teve um crescimento de 31.2% no primeiro trimestre de 2010, comparado com igual período de 2009.
Em outras palavras, a Harley-Davidson® está defasada em, pelos menos, 48%, somando-se a queda nas vendas e a perda do crescimento do mercado.
O Grupo Izzo não está conseguindo atender a demanda do mercado. Potenciais consumidores da marca não estão comprando motocicletas Harley-Davidson® no Brasil, nos volumes que deveriam.
O mercado de motocicletas HD é uma engrenagem que começa, na maioria das vezes, na transição de outras marcas/modelos menores para uma HD usada, partindo, mais tarde, para um modelo 0 km.
Se não estão sendo vendidas motocicletas novas, este fato indica um problema na engrenagem.
Como as motocicletas usadas não tiveram crescimento/procura anormal, o problema é falta de confiança do consumidor na marca.
Ou seja: a má qualidade no atendimento do Grupo Izzo já é do conhecimento geral do mercado e o consumidor prefere comprar outras marcas.
Vai depender de um tremendo esforço comercial, para reverter esta tendência.
E enquanto o impasse entre a Harley-Davidson Motor Company® e o Grupo Izzo não terminar, de uma maneira ou outra, será ainda mais difícil reconquistar o mercado perdido.
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Boa Tarde
ResponderExcluirEstive hoje na loja e realmente abaixaram os preços,mas das motos 2009 as 2010 continuam na tabela.
Existe uma promoção para as 2009 segundo eles em 12X no AMEX sem juros com 40% de entrada.
Abraços
Se analisar os números da ABRACICLO desde o início da adesão da HD a ela, a gente pode ver que houve um encalhe de pelo menos 1000 motocicletas (das quais os modelos Dyna, Fat Boy e Deluxe respondiam por 80%) no estoque da fábrica, já que o estoque do revendedor não é divulgado.
ResponderExcluirNeste início de ano, com a venda de 710 motocicletas, podemos inferir que praticamente todas, senão forem todas, são modelos 2009 e que a produção inicial de 2010 ainda não teve início de vendas (exceção aos modelos Heritage Classic que começaram a aparecer nas lojas do revendedor).
A manter esse ritmo (500 motocicletas fabricadas em 3 meses), podemos prever uma queda na fabricação de 50% em relação à 2009 e 80% em relação a 2008.
Quanto mais tempo demorar a solução do imbróglio entre HD e Izzo, mais prejudicados ficarão os proprietários e futuros proprietários das HDs.
Em todas lojas da Izzo nas quais estive ( Rio, São Paulo e Campinas ) pude observar um grande amadorismo na atendimento em geral e as vezes até mesmo um certo esnobismo em relação a pessoa do cliente. Por esta específica razão, acompanhada do nótorio atendimento pós venda, comprei usadas as duas HD's que possuo. Fuck Izzo, ou como dizem por aí; Rizzos.
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