sábado, 10 de abril de 2010

Harley Processando o Grupo Izzo? (4a.Parte)

O Grupo Izzo apresentou sua defesa na decisão judicial inicial, que determinou a perda do direito de representar a Harley-Davidson® no Brasil, conseguindo reverter parte desta decisão. O “agravo de instrumento”, recurso jurídico utilizado pelos advogados do Grupo Izzo, apresentou argumentos que convenceram o Juiz do caso a voltar atrás em sua decisão de rescindir o contrato entre a Harley-Davidson® e a HDSP Comércio de Veículos, que faz parte do Grupo Izzo. Manteve, entretanto, a proibição de venda de motocicletas de outras marcas, nas lojas onde são comercializadas as Harleys. Ainda cabem recursos das partes e acredito que a H-D Michigan® não vai desistir do processo. Para nós, Harleyros, o que isto tudo representa?
  1. Continuará o péssimo atendimento pós-venda, marca registrada dos concessionários Harley-Davidson® no Brasil.
  2. Quem adquirir uma motocicleta nova, continuará sujeito a demoras na liberação do gravame, sem poder licenciar a motocicleta.
  3. Nos casos de avarias ou defeitos cobertos por garantia, o consumidor continuará esperando meses por peças que deveriam, por lei, estar nas prateleiras das oficinas autorizadas.

Eu estava conversando com um motociclista veterano, outro dia. Ele tinha uma Yamaha DragStar e foi, num grupo grande, fazer o circuito de subida da Serra do Rio do Rastro. A maioria dos componentes do grupo, entretanto, pilotavam Harleys. Esse motociclista veterano concluiu que, com sua motocicleta de apenas 650 cc, não conseguia acompanhar seus companheiros. Decidiu, então, partir para uma motocicleta mais potente e adquiriu uma Yamanha XVS 950 Midnight Star.

Ora, esta motocicleta custa em torno de R$34.000,00. Daí eu perguntar por que ele não preferiu comprar uma Harley-Davidson®, de preço comparativo, mas com um motor de 1600 cc. A resposta veio na hora: “eu não quero ter os problemas que os donos de Harley tem”.

Claro, ele mencionava aquilo que se ouve de quase todo proprietário de uma Harley-Davidson®: “compre uma Harley e esqueça da Harley”, referindo-se, é claro, ao atendimento pós-venda da concessionária exclusiva da marca no Brasil.

Eu não conheço um único proprietário de Harley que não tenha uma reclamação sobre a qualidade do atendimento prestado por sua concessionária exclusiva.

Veja bem, eu não falo das pessoas que trabalham lá. São pessoas excelentes, atenciosas e prestativas. Eu, particularmente, tenho um ótimo relacionamento com o pessoal da loja onde comprei 4 motocicletas Harley-Davidson®, nos últimos anos.

Não, o pessoal é excelente. O que não presta, na minha avaliação, é a política empresarial do Grupo Izzo, que não tem o menor respeito ao seu cliente.

É bem verdade que não somos clientes do Grupo Izzo. Somos clientes da marca Harley-Davidson®. Apesar de todo o bom relacionamento que tenho com os funcionários da loja Harley que frequento, com certeza comprarei minha próxima motocicleta em outro concessionário, se existir. Caso contrário, bom, vai depender muito de como as coisas caminham.

Conheço Harleyros de muitos anos que desistiram de ter uma Harley por causa do atendimento prestado pelo Grupo Izzo. Foram para outras marcas.

Conheço muitos motociclistas, mas muitos mesmo, que comprariam uma Harley se a marca tivesse um bom concessionário no país.

Resultado: perde o Grupo Izzo e perde a Harley-Davidson®.

Estes consumidores não comprarão um produto vendido por eles.

Se o Grupo Izzo vai aprender alguma coisa com tudo o que está acontecendo, vai depender muito da capacidade empresarial de seus controladores.

Há um grande mercado, ansioso por comprar uma Harley-Davidson®. Alguns, a despeito do atendimento, continuarão comprando. Outros, evitarão a marca.

Enquanto o Grupo Izzo continuar atuando com desrespeito aos seus clientes, vai continuar vendendo motocicletas, sim, mas em números bem reduzidos, em comparação com o mercado.

E a Harley, que tem um mercado potencial no Brasil de dezenas de milhares de vendas, por ano, continuará nos míseros um ou dois porcento do mercado brasileiro de motocicletas.

2 comentários:

  1. Pois é Wilson! E o inacreditável é que tanto o Grupo Izzo não percebe que tem a galinha dos ovos de ouro na mão (mas enfiou uma rolha na cloaca e a galinha está quase morta...) e não faz nada para mudar, quanto a HD USA parece que acabou permitindo que estes caras continuem dando este exemplo de tudo que NÃO se deve fazer com um Cliente.

    Eles se garantem no fato de que nós, proprietários de Harleys somos apaixonados por nossas motos e nosso consequente estilo de vida, e por isso sabem que somos tal como cães famintos, que apanhamos mas não largamos o osso!

    Sou tão revoltado com estes caras que criei até um blog (http://harley-davidsonbrasilwatcher.blogspot.com/) com a intenção de fazer algo a respeito. Estou solicitando a todos os Companheiros que por favor me ajudem e relatem suas experiências lá, pois vou traduzir o material para o inglês e fazer um material para pressinarmos a HD USA.

    Pode parecer pretensão de minha parte, e realmente é muito provável que não dê em nada, mas não me conformo em pagarmos o absurdo que pagamos por nossas motos, peças e serviços e sermos tratados como lixo ou como se estivéssemos pedindo um favor.

    Enviei vários e-mails para o Grupo Izzo, sem ter um só sequer respondido até hoje, mas não vou poluir aqui seu blog com um texto enorme, então, se vc puder me dar o privilégio de sua participação, por favor leia lá nosso blog e contribua com suas experiências e opiniões.

    http://harley-davidsonbrasilwatcher.blogspot.com

    Obrigado, parabéns pelo blog,um forte abraço, Johnny.

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  2. Johnny,
    O Grupo Izzo, como representante exclusivo da Harley-Davidson, chegou ao fim. Neste fim de semana todas as lojas HD, de propriedade do Grupo Izzo, fecham suas portas ou abrem, na segunda-feira, revendendo outras marcas. Aparentemente o Grupo Izzo vai revender a marca KTM. A partir de terça-feira, dia 8/2, já deveremos saber quem são os novos revendedores HD no Brasil, pelo menos nos grandes centros.

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