quarta-feira, 21 de abril de 2010

Problema no MapSource

O MapSource é o programa de mapeamento utilizado na maioria dos GPS da marca Garmin. É, também, o programa base para os mapas brasileiros disponibilizados pelo Projeto Tracksource. Meu amigo PHD Road Captain Maccori teve o registro do MapSource no seu computador danificado, ao tentar ajudar um amigo comum, que estava com problemas no seu GPS (veja a postagem GPS e Vírus). A primeira tentativa de solucionar o problema foi desinstalar o Mapsource e instalá-lo outra vez. Não funcionou. Aparecia uma mensagem de erro, dizendo faltar o "Product 104." Tentamos baixar a atualização do Mapsource diretamente do site da Garmin (http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=209 ), mas também não resolveu o problema. Solicitamos ajuda do Suporte Técnico da Garmin nos Estados Unidos e conseguimos solucionar o problema com os seguintes procedimentos:
  1. Desconecte o seu GPS do computador e feche a pasta MapSource, se estiver aberta.
  2. Usando a ferramenta 'Add/Remove Programs' do 'Control Panel', desinstale o MapSource
  3. Depois vá para 'My Computer' e selecione o diretório 'C:', onde encontrará uma pasta 'Garmin'. Marque e exclua. Vá ao 'Program Files' e exclua a pasta Garmin, se também tiver uma, lá.
  4. Vá para o menu 'Start' abra 'Run'. Escreva %temp% e clique em OK. Isto vai mostrar os arquivos temporários do seu computador.
  5. Entre em 'Edit' e marque para selecionar todos.
  6. Vá em 'File' e marque em excluir.
  7. Depois que os arquivos começarem a ser excluídos, pode ser que algum deles lhe dê a opção de excluir ou não. Marque 'No". Pode também aparecer um arquivo que o computar diz não ser possível excluir. Não há problema, pode deixar como está.
  8. Vá de novo ao menu 'Start' e em 'Run'. Escreva regedit e acione a tecla 'enter'. No editor de registros você precisa ser muito cuidadoso para não apagar um registro errado. Siga os próximos passos com muito cuidado.
  9. Selecione o sinal (+) para a pasta com o nome HKEY_CURRENT_USER
  10. Aí procure e marque a subpasta SOFTWARE e selecione o sinal (+), para poder entrar nela. Marque a pasta que mostrar GARMIN e exclua. Assegure-se que a pasta GARMIN é a única marcada. Responda 'Yes'. Selecione (-) para fechar esta pasta.
  11. Repita o mesmo procedimento na pasta HKEY_LOCAL_MACHINE. Exclua qualquer pasta com o nome GARMIN.
  12. Apague o computador normalmente e espere por, pelo menos, 30 segundos antes de reiniciá-lo. Desabilite qualquer programa anti-vírus que esteja instalado no seu computador.
  13. Reinstale o programa MapSource utilizando-se do seu CD original. Certifique-se de ter a chave de 25 dígitos que veio com o CD para desbloqueá-lo.
  14. Assegure-se de que o programa seja instalado no drive 'C:', nume pasta 'C: Garmin/'. Se a pasta não existir, não se preocupe, o programa irá criá-la. Não instale o MapSource em 'C: Program Files/'.
  15. Depois de instalado, reinicie seu computador, para que o programa possa completar a instalação.
  16. Recomenda-se entrar no site da Garmin e atualizar o sistema operacional do MapSource com a versão mais recente.
  17. Não esqueça que reabilitar o seu programa anti-vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário