sábado, 9 de janeiro de 2021

Limpeza de carburadores WALBRO em motores a gasolina para aeromodelismo

Carburador Walbro

Vários colegas de aeromodelismo me perguntam como faço a manutenção dos motores a combustão que utilizo nos meus aeromodelos.

Há muitas décadas não uso motores glow (com combustível à base de metanol e vela de ignição incandescente). Meus motores são todos a gasolina, equipados com ignição eletrônica. Atualmente minha frota está motorizada exclusivamente com motores DLE, equipados com carburadores WALBRO.

Preparei este vídeo para ajudar os aeromodelistas que tem dificuldade ou desconhecimento na limpeza e manutenção destes motores.

Eu uso gasolina Podium e óleo lubrificante Klotz, na proporção de 1:40, ou seja, 25 ml de óleo para cada litro de gasolina. 

Nunca deixo combustível no tanque do meu aeromodelo após o último voo do dia. Retiro todo o combustível, dou partida no motor em marcha lenta e espero até que todo o combustível existente seja queimado e o motor pare naturalmente.

Vela NGK CM-6 para aero e automodelos

Além disto, a cada 25 voos, retiro o motor do aeromodelo, verifico as condições da vela de ignição, faço uma limpeza com escova de latão (marca Vonder) e confiro se a folga entre os eletrodos está de acordo com as especificações do fabricante (normalmente a espessura de um estilete).

Aspectos de uma vela em diversas situações de queima

A condição de um motor pode ser avaliada pela aparência da ponta de ignição das velas. Se a coloração for marrom ou cinza claro, a condição pode ser considerada boa e a vela de ignição está funcionando perfeitamente. Se estiver um marrom muito escuro ou preto, está ocorrendo carbonização. Excesso de óleo na mistura do combustível ou regulagem muito rica no carburador pode ser a causa.

Eu preparei um vídeo (https://youtu.be/8PGubvBKE6Y), explicando como fazer a limpeza do carburador Walbro, instalado em um motor DLE 20RA 20cc. Mas a explicação se aplica à maioria dos carburadores Walbro instalados em motores para modelismo.


O motor que aparece no vídeo é este:


Bons voos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário