Pedágio na Rodovia dos Imigrantes em hora de pico |
Em um trecho de mais de 570 quilômetros de pista, a gestão
determinará que a empresa vencedora da disputa cobre mais caro por veículos
circulando em horário de pico e, consequentemente, preveja desconto para os
condutores trafegando em outros horários de menor fluxo.
A experiência poderá embasar o governo a difundir o modelo para
outras concessões estaduais e é a primeira de um pacote planejado pela gestão
nas rodovias paulistas.
Hoje, o
cálculo das tarifas de pedágio leva em conta a categoria das pistas – se têm
canteiro central ou são simples, por exemplo – e o tipo de veículo. De acordo
com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que regula o
setor, a quantidade de pedágios implementados nas vias garante ao usuário um
pagamento “mais justo e proporcional ao trecho percorrido”.
Há a
expectativa ainda de que a empresa vencedora assuma os trechos hoje
administrados pela Vianorte, que incluem os 131,2 quilômetros da Via
Anhanguera, além de cinco outras pistas. Com isso, é esperado um novo cálculo
para o pedágio nesses trechos, com redução de tarifa que poderia chegar a 19%.
Rodovia I-10 e I-15, na Califórnia, com pedágio livre para carros com 2 ocupantes ou mais. |
Este sistema já é utilizado em vários países (EUA, Japão, UK, Canadá e outros). No caso dos Estados Unidos, as rodovias com tráfego mais intenso tem faixas exclusivas para veículos com 2 passageiros ou mais e com pedágio mais barato ou até sem custo. Este sistema foi implementado em várias metrópoles, começando por Washington, DC, na década de 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário