domingo, 13 de novembro de 2016

Harley-Davidson Ultra sem rádio CB

2017 Harley-Davidson Ultra Limited: sem antena de rádio CB
Há muita especulação sobre o fato de que as motocicletas Ultra Glide não serão vendidas com o rádio-transmissor nas frequências Faixa Cidadão (CB ou Citizen Band, em inglês), a partir do ano-modelo 2017.

Somente as Ultra CVO serão entregues com este equipamento como de série. Para as demais, o rádio terá que ser adquirido e instalado como acessório.

Qual seria a razão desta decisão da Harley-Davidson?

2017 Harley-Davidson CVO Limited: a antena do rádio CB continua.
Desde 2008 eu faço parte do Advisory Panel da Harley-Davidson, um grupo de harleyros escolhidos pela HDMC para opinar em vários assuntos pesquisados durante o ano. Em média, recebemos de 10 a 12 mensagens anuais, com uma série de perguntas. Responder à estas pesquisas tomam de 15 a 25 minutos e é um processo bem fácil de seguir.

Nos últimos 2 anos, dois temas são constantes nestas pesquisas: refrigeração à líquido e sistema de comunicação.

As pesquisas demonstram, ainda, uma relativamente forte restrição à total conversão dos motores ao sistema de arrefecimento à líquido. A maioria dos harleyros ainda preferem que as motocicletas da linha Touring sejam basicamente refrigeradas a ar.

Por outro lado, desde o lançamento do Boom! Box Infotainment nas motocicletas do Projeto Rushmore, o uso do rádio da Faixa Cidadão tem diminuído drásticamente. Com a possibilidade de se integrar o telefone celular aos sistema multimídia da motocicleta, inclusive com comando por voz, cada vez se usa menos o CB. Pelo menos é o que acontece nos EUA, o maior mercado consumidor da Harley-Davidson.

O sistema de intercomunicador (entre piloto e garupa) continua disponível em todos os modelos Ultra.

Premium Boom!™ Box Infotainment system
O rádio CB tem algumas vantagens e muitas desvantagens: a mais crucial é o alcance da transmissão, que é bem curto. Já o celular, em especial nos EUA, tem cobertura de quase 100% do território.

Ora, seria só uma questão de tempo a remoção deste componente das Ultras. O mesmo deve ocorrer com o CD Player. Quase ninguém mais usa CD em veículos!

Eu, particularmente, fiquei bem decepcionado com o desempenho do rádio CB na minha Ultra Limited 2014, em comparação ao equipamento instalado na minha Ultra Glide 2007.

O rádio CB, exclusividade das motocicletas Ultra, acabou. Vida que segue.

3 comentários:

  1. Realmente o alcance do CB da HD é muito pequeno .Isso porque a HD mata todo sinal, a começar pelo comprimento da antena, retirada da bobina para casamento da impedância e o comprimento do cabo (da antena ao radio) que não atende a um valor multiplo do comprimento de onda já sacrificado pelo fato da motocicleta não possuir um plano de terra. Além disso usam uma emenda de antena de fm no cabo do CB. Dessa forma a potência de 4W do CB é quase que totalmente jogada fora.
    Para ver isso, basta medir a estacionaria.
    Quem conhece antes saberá do que rstou falando.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a sua análise e gostaria de saber se vc corrigiu a estacionária e as impedância e cabo, se fosse possível me passar o que fez eu te agradeço imensamente . Jeff Catunda... PU7- PPB email: jeff.catunda@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Jeff. Não sei onde vc encontrou a informação de que eu tenha feito alguma correção no equipamento.

      Excluir