- Honda Gold Wing GL1800
2016 Honda Gold Wing |
Até o advento
do Project Rushmore em 2014 e agora o Milwaukee-Eight, havia muitas razões para escolher a Honda Gold
Wing 6 cilindros no lugar de uma H-D. A GL1800 tem uma reputação de ser muito
confortável e, ao mesmo tempo, muito ágil para uma motocicleta deste tamanho.
Desde 2010 a Gold Wing passou a ser fabricada exclusivamente no Japão, o que
elevou seu preço em alguns mercados, em especial no maior deles: EUA. Apesar
disto, a GL1800 tem mais torque do que as motocicletas H-D e o motor de 6
cilindros opostos funciona com uma maciez impressionante. A moto da Honda
também vem equipada com um airbag no
tanque, o que pode salvar sua vida.
- BMW K1600GTL e K1600B
2017 BMW K1600B |
Quando se fala de motocicletas touring, por muitos anos as únicas
opções reais eram as Harley-Davidson e as Honda Gold Wing. Em 2011 a BMW lançou no Mercado a K1600TL e, no
mês passado, o modelo K1600B, que se parece cada vez mais com a H-D. A própria
BWM admite que o projeto foi inspirado nas baggers
nascidas nos EUA. A motocicleta é mais baixa, tem um parabrisa redesenhado e
eletricamente ajustável e defletores na carenagem para proteger o piloto e a
garupa do vento e da chuva. E, claro, vem carregada de toda aquela parafernália
eletrônica que os alemães criaram.
- Japonesas antigas
Minha Honda CB750 Four 1976. Vendida em 2009. |
- Victory Cross Country
2016 Victory Cross Contry |
Antes da ressurreição das Indian, se você sonhasse com
uma motocicleta americana que não fosse
a H-D, sua única opção seria uma Victory. A Victory foi lançada no mercado americano em 1997 pela Polaris (que
também fabrica as Indian), mas a marca só pegou mesmo a partir de 2007. Agora a
Victory tem os modelos Cross Country e Vegas que se tornaram uma atração
importante. Pena que ainda não estejam oficialmente disponíveis no Brasil.
- Ducati Diavel
2016 Ducate Diavel |
Harleyros
normalmente não são vistos nas lojas da Ducati, mas eles são a principal razão
para a existência da marca. A Ducati Diavel seria o resultado do cruzamento de
uma Dyna com uma Ferrari; é uma cruiser mas, ao mesmo tempo, uma bike. Mas,
como sempre, é uma questão de gosto. Não o meu, com certeza!
- Triumph Bonneville
2016 Triumph Bonneville T120 |
A única motocicleta que me faz considerar a compra, além da
Harley-Davidson, é a renovada Triumph Bonneville. É uma alternativa séria para as Sportster ou
Dyna. Dependendo do que você gosta, as opções vão da versão mais esportiva
(Thruxton) ou o estilo mais retrô da T120 (que eu prefiro), ou ainda a off road (Scrambler). Todas oferecem
muita potência e aparente conforto, na linha dos motores de 1200cc.
- Indian Chief
2016 Indian Chief |
Sou
suspeito de falar das Indian, pois acho aquele paralama dianteiro e a esfinge
do índio a coisa mais feia que já se viu numa motocicleta. Mas isto sou eu! A
realidade é que a marca - extinta em 1953 - depois de várias tentativas
frustradas reapareceu de fato no mercado a partir de 2013, quando a Polaris
(que comprou os direitos da marca) lançou a Indian Chief com o motor Thunder
Stroke 111.
Agora a
Indian oferece uma variedade de modelos na família Chief e Chieftain, além da
Roadmaster. Estas são as opções da marca para quem está cansado das Road King e
Ultra Glide. Para quem gosta das motocicletas mais leves, tipo Dyna ou
Sportster, a opção é a Scout. Aliás, é a única Indian que eu compraria.
- BMW R Nine T
2016 BMW R Nine T |
Quem
insiste na tecnologia germânica e quer uma motocicleta street, a opção sem dúvida é a R Nine T. Tem uma posição
confortável para pilotar e, como uma Harley-Davidson, deixa muitas opções para
o proprietário customizá-la a seu gosto.
Eu continuo
preferindo as Harley-Davidson, mas temos que ter os olhos abertos para as
opções existentes, não é mesmo?
Fico com as duas últimas: Indian, a minha preferida é a Chieftain, e a BMW Nine T.
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