terça-feira, 29 de novembro de 2016

O Sino Guardião

O Sino Guardião (Guardian Bell)
Um amigo motociclista e harleyro, comentou comigo sobre o costume de se colocar um pequeno sino na motocicleta, conhecido como o Sino Guardião (do original inglês, Guardian Bell).

Fiz uma pesquisa para encontrar a origem desde costume, que também sigo, e isto foi o que encontrei depois de ler uma dúzia de postagens sobre o assunto.

A história relata sobre o fato (ou lenda, para os céticos!) dos Maus Espíritos das Estradas, pequenos e brincalhões espíritos que habitam em sua motocicleta. Eles adoram viajar e são os responsáveis pela maioria dos problemas que encontramos durante uma viagem de motocicleta. Coisas como uma das setas parar de funcionar; a bateria estar descarregada quando você vai sair, de manhã; a embreagem não funcionar direito; e por aí vai. Estes problemas são causados pelos Maus Espíritos das Estradas!

Os Maus Espíritos das Estradas, numa motocicleta sem o Sino Guardião.
                       Rara foto de um Mau Espírito das Estradas
Mas os Maus Espíritos das Estradas não conseguem ficar onde um Sino Guardião está presente, pois ficam presos no interior do sino. Como seus ouvidos são muito sensíveis, o ruído constante provocado pelo badalo do sino os deixam loucos. Assim, perdem sua força e eventualmente caem na estrada. Muitos dos buracos existentes em nossas rodovias são causados pelos Maus Espíritos das Estradas, ao caírem das nossas motocicletas. Verdade!!!

Se você comprar um Sino Guardião, a mágica vai funcionar, mas se o sino for presente de um amigo, a eficácia é ainda maior.

Se você tem um amigo motociclista que não tem um Sino Guardião, por que não presenteá-lo com um? 

Um Sino Guardião e uma boa manutenção preventiva na sua motocicleta com certeza vai eliminar os Maus Espíritos das Estradas!


O Sino Guardião instalado na minha Heritage Softail me acompanha há 10 anos.
Mas pesquisando um pouco mais, encontrei que o folclore conta que a origem dos sinos remonta à época das carroças ou carroções puxados por pares de animais (normalmente cavalos ou mulas). Os carroceiros colocavam sinos pendurados no pescoço dos animais para anunciar sua passagem.


Na minha infância na Serra da Mantiqueira, lá nas Minas Geraes, lembro bem das tropas de mulas, transportando leite em galões, das fazendas para as cooperativas e que tinham a “madrinha” (a mula guia) com sinos, que badalavam todo o tempo. As demais mulas a seguiam, sem necessidade de muito trabalho dos condutores. Na maioria da vezes, as mula madrinha levava no peitoral nove sinos de bronze, quatro de cada lado e um grande no meio, intercalados de guizos e chocalhos.

A "madrinha" com os sinos.
Qualquer que tenha sido a origem do costume, motociclistas em todo o mundo carregam a tradição até hoje, junto com tantas outras tradições que tornam o motociclismo uma fraternidade tão forte.
“Viver para rodar, rodar para viver”, a tradução do famoso “"Live to ride, ride to live", é a máxima expressão do sentimento dos motociclistas que amam rodar com suas máquinas, especialmente em estradas longas e sinuosas.

O estilo de vida dos motociclistas é muito mais do que uma motocicleta potente, com muito couro e cromados e uma boa companhia na garupa. A palavra que melhor representa este estilo é “liberdade”, a sensação de perda dos grilhões dos tempos modernos, que nos tentam escravizar.

Com ou sem o Sino Guardião, pilote sempre com segurança!

4 comentários:

  1. Caro Wilson
    Por acaso o amigo não seria o Filipe do RoadGarage?
    Ele citou o Sino Guardião nos vídeos da Moto Expedição Alasca que ele fez este ano. Para quem ainda não viu, tem no blog dele e no youtube. São mais de 90 postagens sensacionais. A tua "aula" está bem mais completa, parabéns!
    Grande Abraço
    Eduardo G.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eduardo. Não, não sou o Filipe do RoadGarage. Abraços.

      Excluir
    2. Não fui claro: eu perguntei se o teu amigo, citado no início post, não seria o Filipe
      Edu.

      Excluir
    3. Não, não foi o Filipe. Foi outro amigo, que mora em Brusque, SC.

      Excluir