quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mercosul: Novas Placas em 2016

Em reunião realizada em Buenos Aires no dia 8/10, o Mercosul aprovou o novo sistema de placa unificada à ser utilizado nos veículos dos países membros a partir de 2016. 

A nova placa manterá as mesmas dimensões das já utilizadas no Brasil e na União Européia (40 x 13 cm), com a mesma quantidade de caracteres. A placa, entretanto passará a ser composta por duas letras, três números e mais duas letras (Exemplo: AB 123 CD).

Padrão unificado de placas do Mercosul, a ser introduzida em 2016.
Da mesma forma, as motocicletas também serão obrigadas a utilizar a nova placa, que continuará com as mesmas dimensões das atuais (17 x 20 cm). Igualmente será adotado o sistema de 4 letras e 3 números, mas numa sequência diferente.

Novas placas do Mercosul, para automóveis e para motocicletas.
Com um design semelhante aos países que integram a União Européia, a nova placa possui fundo branco com faixa azul na parte superior, o símbolo do Mercosul no canto superior esquerdo, o nome do país ao centro e a bandeira do país de origem do veículo no canto superior direito.

Ao contrário de como é atualmente no Brasil, onde a cor da placa identifica seu uso, no novo sistema será a cor da letra que irá diferenciar se o veículo é um carro particular, oficial ou de colecionador, por exemplo.

Cores da nova placa por tipo de veículo
Particular: letras pretas
Comercial: letras vermelhas
Oficial: letras azuis
Colecionador: letras cinza
Especiais: letras verdes
Diplomático: letras douradas/marrom

Sistema de cores, para identificação do uso do veículo.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, a nova placa será introduzida no Brasil de forma gradativa. A partir de janeiro de 2016 será obrigatória para os veículos novos, quando do primeiro emplacamento e para veículos que passarem por transferência de propriedade ou mudança de município de emplacamento.

A nova placa permitirá até 450 milhões de combinações diferentes. No Brasil o sistema atual de placas, com três letras e quatro números, permitiria uma variação de 175 milhões de combinações possíveis que duraria no máximo até 2030.

Na Argentina o problema é ainda maior, pois o sistema atual (três letras e três números) permitiria 140 milhões de combinações possíveis, tornando o sistema limitado ao máximo até 2015.

Esta unificação do sistema de placas visa facilitar a circulação, fiscalização e segurança dos veículos que transitam entre os países do Mercosul, segundo o Itamaraty.

O Mercosul, oficialmente Mercado Comum do Sul, foi criado com a assinatura do Tratado de Assunção entre a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, em 26 de março de 1991.

Além dos Estados Fundadores, são Estados Associados do Mercosul a Bolívia (desde 1996), o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003) e a Colômbia e o Equador (desde 2004).

Ainda que não sejam Estados Associados, a partir de 2012 a Guiana e o Suriname passaram a contar com formas de participação nas reuniões do MERCOSUL.

Atualização em 6/5/2015: 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou por mais um ano a obrigatoriedade das placas veiculares com padrão único para todos os países do Mercosul. Assim, o novo modelo deverá ser usado a partir de 1º de janeiro de 2017 e não em 2016, como estava definido, por motivos técnicos, conforme foi publicado no Diário Oficial de 30 de abril.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Detrans, falta concluir o sistema de informática necessário e verificar questões de segurança na fabricação das placas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário