domingo, 12 de outubro de 2014

Rodoanel: nova alternativa para cruzar São Paulo


Rodoanel Mário Covas (SP-021). Só falta o Trecho Norte (em vermelho).
 Sábado regressei de Niterói, onde fiz um pit-stop na volta de nossa viagem aos EUA. A estadia em Niterói foi curta, só o suficiente para um pequeno descanso e abraçar meus netos e familiares.
Depois de três semanas fora, a vontade de voltar para casa é grande.

Como sempre faço, no final da Rodovia Ayrton Senna (SP-070) páro para abastecer e coloco meu GPS na direção de casa, para ter uma melhor orientação ao passar pelo tumulto da Marginal Tietê.

Para minha surpresa, o GPS (que tinha sido atualizado no dia anterior para a mais recente versão do TrackSource - 14.09) indicou o uso do Trecho Leste do Rodoanel Mario Cóvas (SP-021).
Como estávamos programados para fazer a viagem em duas etapas, com pernoite em Registro ou Curitiba, resolví seguir a orientação e conhecer este trecho da rodovia.

Uma palavra para descrevê-lo: espetacular!

A utilização dos Trechos Leste e Sul do Rodoanel, para ligar a Rodovia Ayrton Senna à BR-116 Régis Bittencourt, aumenta o trajeto em 45 quilômetros, mas vale a pena cada metro adicional.

Como tudo que fazem, os paulistas (eu sou mineiro, uai!) fizeram um excelente trabalho. A rodovia, além de muito bem construída, passa por uma região com visual muito bonito.

Rodoanel Mário Covas (SP-021), Trecho Leste
Para quem se dirige ao sul, pela BR-116, há ainda uma opção mais curta: trecho leste do rodoanel e Rod. dos Imigrantes, Itanhaém, Peruíbe e BR-116 a partir de Miracatu.

O aumento de quilometragem é menor (29 km) e você evita a terrível Serra do Cafezal, com suas eternas obras de duplicação, caminhões e atrasos quase inevitáveis. Desta vez, por exemplo, ficamos parados 01:30 hora, sem nenhum motivo aparente. Só a faixa sentido sul estava parada (no sentido norte o tráfego seguia normal) e não vimos nenhum sinal de acidente.

Ligação Rod. Ayrton Senna - BR-116 via Rodoanel Leste e Imigrantes.
Esta opção via Peruíbe e Itanhaém nós já havíamos testado em Outubro 2013, quando fomos ao Salão 2 Rodas. Para motocicletas, esta opção é bem mais economica, pois não se cobra pedágio na Imigrantes. Para outros veículos, há cobrança de pedágio, mas ainda acho vantajoso.

Acredito que enquanto o Trecho Norte do Rodoanel não ficar pronto, esta opção via Imigrantes será a adotada por mim nas próximas idas a Niterói.

2 comentários:

  1. Wilson, boa tarde.
    Sou paulistano e moro em São Paulo. O trajeto da minha casa até o meu trabalho é curto. Por isso, não utilizo com frequência as marginais, nem tampouco o rodoanel.
    Nas poucas vezes que passei pelo rodoanel, assim como você, constatei que a pavimentação é boa e o visual em alguns trechos, bacana.
    Não obstante, os amigos que moram no interior de São Paulo e utilizam o rodoanel para “descer” para o litoral paulista, evitando as marginais e a Avenida Bandeirantes, já me falaram sobre o alto índice de roubo em determinados trechos do rodoanel. Dois ou três amigos evitam (a qualquer “custo” – este “custo” é passar por São Paulo) o rodoanel à noite.
    Escrevo somente para compartilhar o alerta dos meus amigos e fomentar comentários de pessoas que utilizam o rodoanel com alguma constância.
    Um abraço e boa semana!
    Thiago

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    1. Thiago, obrigado por compartilhar esta informação, muito importante.

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