sábado, 10 de maio de 2014

Você conhece o Joca?


Conhecí o Joca em 2006, numa visita de trabalho a Antonina. Fiquei seu fã naquele mesmo momento.

Mas, quem é o Joca, perguntaria você.

No início da década de 1970 Joaquim Carlos Alcobas, o Joca, veio da capital paulista e desembarcou em Antonina, PR,  onde conheceu sua esposa, a Da. Jurema e com quem teve duas filhas.


Em 1980 ele comprou o restaurante, que se chamava “Caçarola” e era de propriedade de uma senhora belga,  Madame Jeanine, que resolveu sair do negócio.  

O nome foi mudado para “Caçarola do Joca” e o Sr. Alcobas e sua esposa enfrentaram 5 anos muito difíceis para alicerçar o restaurante, que se tornou conhecido pela extraordinária gastronomia da Dona Jurema e pela conversa amigável e franca do Joca. A peculiaridade da decoração e a maneira simpática no atendimento consolidaram o local, tornando-o um dos melhores do litoral paranaense.

O Joca faleceu precocemente em 2008, mas a Dona Jurema e suas filhas Ramsa e Jamylle deram continuidade ao restaurante.

Nosso primeiro bate-e-volta ao "Caçarola do Joca" foi no final do verão de 2008, uns meses antes do falecimento do Joca.

Hoje, retornamos mais uma vez e constatamos, com muita alegria, que o restaurante continua ótimo, com excelente comida e um atendimento de primeira qualidade.

Saímos de Balneário Camboriú por volta das 09:00 horas. O dia prometia ser de tempo bom com temperatura agradável. A previsão da temperatura foi acertada; todo o dia entre 19° e 20°. Porém tivemos momentos de chuvas leves, especialmente no regresso, entre Garuva e Joinville.

No ferry-boat, cruzando a Baía de Guaratuba.
Em primeiro plano, Rô e a "Pérola Negra".
Chegamos em Antonina por volta das 12:30 e conseguimos logo uma mesa para nosso grupo.


Preparados para saborear o delicioso "Prato da Casa" do Restaurante Caçarola do Joca.
De entrada, pedimos a famosa casquinha de siri, uma delícia fartamente servida. O cardápio apresenta muitas variedades de frutos do mar, mas todos optamos pelo primeiro "Prato da Casa": pescada grelhada, camarões grandes à milanesa, molho de ostras e acompanhamento de arroz e salada.

A pescada estava deliciosa, os camarões eram grandes mesmo e o molho de ostras é espetacular. Eu e a Rô eramos os únicos que já conheciam o restaurante. Os nossos amigos elogiaram muito a comida, o ambiente e o atendimento. 
Só não dei a nota máxima, na avaliação na página do restaurante no Facebook por uma única razão: não aceitam cartões de crédito; só débito ou dinheiro em espécie. Mas, ninguém é perfeito, certo?

Os rapazes, no cruzamento da Baía de Guaratuba, no regresso.
Valeu o passeio e a companhia dos amigos. Mais um excelente sábado, curtindo o que gostamos mais de fazer: rodar com a nossa Harley-Davidson Ultra Limited, a "Pérola Negra".

Caçarola do Joca: Praça Romildo Gonçalves Pereira, 42, Antonina, PR. Fone (41) 3432-1286

Um comentário:

  1. Roque também gostávamos de ir almoçar e conversar com o Joca. Fomos quando ele estava doente e depois não fomos mais.
    Mas este restaurante é muito bom, ainda mais quando os beija-flor entram para tomar água no bebedouro.

    ResponderExcluir