sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Calor x Frio


Eu nunca gostei de calor.

Nascido e criado na Serra da Mantiqueira, nas Minas Geraes, calor não fazia parte da minha vida. E o inverno não era rigoroso, tampouco.

Em 1964 entrei na Marinha e fui estudar no Rio de Janeiro, onde residi por 30 anos. Nunca me adaptei ao calor do verão no Rio de Janeiro e em Niterói. Eu morei na Região Oceânica de Niterói (1978-1995), onde a brisa vindo do mar é constante. Mas, mesmo assim, reclamava do calor.

Durante minha carreira, naveguei para lugares com climas bem extremos, como o Golfo Pérsico, com suas temperaturas atingindo os 50°C
E tínhamos que nos expor a este calor. Os navios não eram automatizados e muitas das manobras de válvulas eram realizadas no convés. Imaginem este calor, refletido no aço do convés de um navio petroleiro!

Naveguei também no Mar do Norte e no Canadá, onde atingí meu recorde de temperatura baixa: -35°C.


Numa manobra de desatracação em New York, anos 1970.
Ao fundo a Manhattan Bridge.
Quebra-gelo canadense, nosso anjo-da-guarda para navegar no St. Lawrence River.

O meu recorde de calor foram 52°C no Death Valley, deserto de Mojave, Califórnia, Julho de 2010.



Temperaturas amenas foram uma das principais razões de ter escolhida Santa Catarina para viver. 

Com este, já são 8 verões catarinenses. Sem dúvida, o mais quente. Não estou gostando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário