segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Grandes Veleiros em Santa Catarina


NVe "Cisne Branco"
A Marinha do Brasil reúne em Santa Catarina, a partir desta terça-feira 11 de fevereiro, seis grandes veleiros no evento “Velas Latinoamerica 2014”.

"Libertad", Armada Argentina.
B/E "Esmeralda", Armada Chilena.
A iniciativa tem como objetivo estreitar e fortalecer os laços de amizade entre as Marinhas da América Latina. Participarão os Veleiros “Libertad”, da Argentina; “Cisne Branco”, do Brasil; “Esmeralda”, do Chile; “Gloria”, da Colômbia; “Guayas”, do Equador; e “Simón Bolivar”, da Venezuela.

"Gloria", Marinha da Colômbia.
Programação:

Terça-feira – 11/2
9h às 13h: desfile naval pelas praias da região, saindo de Itapema, passando por Balneário Camboriú e chegando a Itajaí.

Quarta-feira a sábado  - de 12/2 a 15/2
14h às 18h: os seis veleiros estarão à disposição para visitação no Porto de Itajaí. A entrada vai ocorrer pelo portão 2.

Quarta e quinta-feira – 12/2 e 13/2
21h às 23h: apresentações da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais para participantes do eventos e convidados, no Centreventos.

Domingo – 16/2
10h às 14h: partida dos veleiros com desfile naval pelas praias da região, saindo de Itajaí e passando por Balneário Camboriú e Itapema.

 "Guayas", Marinha do Equador.
Os navios partem em viagem pelos mares do Atlântico e Pacífico, com destino a Veracruz, no México. Durante 134 dias, navegarão pelo da América do Sul e Caribe, percorrendo 12.000 milhas náuticas.

Itinerário dos Grandes Veleiros.

"Simón Bolívar", Marinha da Venezuela.
O encontro de veleiros é decorrente do evento “Velas Sudamérica 2010”, realizado no Rio de Janeiro, entre as Marinhas de 14 países latino-americanos. Em maio de 2012, durante a XXV Conferência Naval Interamericana (CNI), ficou acordado que, a cada quatro anos, haverá um “Encontro de Grandes Veleiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário