terça-feira, 8 de outubro de 2013

Café Racer: As Motocicletas dos Anos 1950

O termo Café Racer foi criado pelos motociclistas britânicos no início dos anos 1950, especialmente os Rockers.

Nos anos 1950 as privações provocadas pelo eforço de guerra (1939 a 1945) foram amenizadas e a classe média britânica conseguiu ter renda suficiente para comprar automóveis e motocicletas, que  passaram a ser o meio de transporte da juventude. Os Rockers surgiram nesta época, influenciados pelos filmes e pela música norte-americana e estimulados pela construção de estradas arteriais ao redor das grandes cidades do Reino Unido, com o surgimento dos transport café (parada de caminhões, nas estradas).

Um transport café, parada de caminhões dos anos 1950
Um moderno truck stop, versão atual dos transport café
Estes jovens, imersos na cultura do Rock 'n Roll, foram fortemente marcados por atores com James Dean e Marlon Brando e artistas como Elvis Presley, Chuck Berry, Gene Vincent e Eddie Cochran, entres outros. Os Rockers cultuavam o personagem vivido por Marlon Brando no filme The Wild One (O Selvagem), projetando um romancismo nômade, a violência de gangues e a rebeldia perante a autoridade.

Café Racers, nos anos 1960
Também influenciados da mesma forma, mas reputiando a violência, o termo Café Racer descrevia os motociclistas que frequentavam os transport café e disputavam corridas realizadas entre estas paradas de camioneiros. A Café Racer é uma motocicleta modificada para ter mais velocidade e manobrabilidade, sem se preocupar com o conforto do piloto.

Suas características principais eram:  banco solo, guidão baixo, tanques de maior capacidade, pedaleiras recuadas (para permitir mais espaço lateral nas curvas) e escapamento elevado.

Triumph Triton
Estas motocicletas eram leves, sem acessórios e capazes de rodar em qualquer tipo de pavimentação.  A melhor representação de uma Café Racer é a Triton, uma motocicleta customizada que usava o quadro da Norton Featherbed e o motor da Triumph Bonneville.  Outras marcas muito utilizadas forma a BSA, Royal Enfield e a Matchless.

BSA Cafe Racer
Triumph Brighton Café Racer
Triumph Thruxton Café Racer
Atualmente o termo Café Racer é também usado para descrever motociclistas que preferem modelos de motocicletas antigas (inglesas, italianas ou japonesas), fabricadas entre 1950 e o final dos anos 1970.

Estes pilotos não imitam os rockers de antigamente, preferindo roupas e equipamento mais moderno e eficientes, mas se preocupam em manter o estilo original.  Os rockers do século 21 ainda preferem pilotar as clássicas motocicletas inglesas e japonesas.

Honda CB 400 Four Café Racer
Honda CB 750 Four Café Racer
Honda CB 750 Four Café Racer
Honda CB 550 Four Café Racer
A Harley-Davidson apresentou sua primeira Café Racer em 1977, no modelo XLCR.

Harley-Davidson XLCR 1000 Café Racer 1978
Harley-Davidson Nightster Café Racer
Harley-Davidson Café Racer
Outros fabricantes europeus, como a Benelli, BMW, Bultaco e Derbi, também produziram motocicletas do estilo Café Racer.

BMW R 100 Café Racer
Um piloto Café Racer clássico usa calças jeans das marcas Levi's ou Wrangler, capacete aberto, jaqueta com muitas "bolachas" e pins e botas de cano alto, preferencialmente com aparência antiga e pouco cuidada.

Café Racers modernos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário