"Se as
pessoas agissem só pela lógica, comprariam a motocicleta mais barata do
mercado," disse Ken Schmidt, um dos mais requisitados consultores em
comunicação corporativa dos Estados Unidos e ex-Diretor de Marketing da
Harley-Davidson.
Ken Schmidt |
"Afinal, qualquer motocicleta leva você de um ponto a
outro, em condições normais. Mas as pessoas não reagem desta maneira, quando se trata de motocicletas. Elas preferem
comprar uma Harley-Davidson, não sómente pelo produto em sí, mas por
todas as coisas que vem junto com esta motocicleta," conclui.
As
pessoas não escolhem uma Harley-Davidson por causa de campanhas de marketing. As pessoas compram uma Harley-Davidson por que
gostam da Harley-Davidson. Ponto.
Ele
menciona o que considera uma da maiores mentiras de marketing, existente. É
aquela que diz que "tudo que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas."
Segundo
Ken, se isto fosse verdade, ninguém visitaria Las Vegas, pois não teria sabido o que acontece por lá.
E é
exatamente sabendo da experiência que as pessoas tem com as Harley-Davidson é
que outras pessoas passam a gostar da marca, experimentam as motocicletas e
tornam-se apaixonados por elas.
Ken conta
que encontrou com um hindu durante uma viagem às Ilhas Maldivas, recentemente. O homem usava um
turbante, a barba característica e uma camiseta preta com as palavras "Harley-Davidson,
Sturgis, 2012.”
"Eu
disse a ele; você não esteve em Sturgis! Ele pegou o celular e mostrou a foto,
com a família, em frente à revenda H-D de Sturgis. Aí comentou que o melhor da
viagem foi ver a banda Lynyrd Skynyrd
tocando 'Sweet Home Alabama' e ser convidado para visitar o camarim, depois do
show. E pegou o celular novamente para mostrar as fotos. Ficamos conversando por um bom tempo
sobre a sua experiência na viagem. Em nenhum momento foi discutido o produto
Harley-Davidson. Só a experiência Harley-Davidson."
O Rally de Sturgis atrai de 400.000 a 500.000
Harleyros, todos os anos. Discípulos, como os chama Ken Schmidt, afirmando que
estas pessoas se sentem bem em poder contar sobre sua experiência
Harley-Davidson.
"Isto,"
diz Ken, "nenhum outro produto manufaturado consegue ter. Isto não é
resultado de marketing. É resultado do agregamento humano que a marca
Harley-Davidson desenvolve nas pessoas."
Ken Schmidt
entrou na HDMC em 1985, quando a companhia lutava para sair da quase falência, trabalhando inicialmente
como um especialista em relações com a imprensa. Foi promovido a Diretor
Corporativo de Comunicações da Harley-Davidson em 1990 e ficou nesta posição
por 10 anos, sendo considerado o responsável pela forte imagem que a Harley-Davidson desfruta no
mundo das motocicletas de grande porte.
Ao sair da
Harley-Davidson, criou sua própria empresa - Ken Schmidt Company - e
dedica-se a fazer palestras sobre comunicação corporativa para empresas,
associações e universidades americanas.
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