Indian, a
mais antiga marca de motocicletas dos Estados Unidos, faliu em 1953. Desde
então houve várias tentativas de recolocar a marca no mercado americano, sem
sucesso.
A Indian Motorcycles Manufacturing Company foi fundada em 1901 em Springfield, Massachussets. No início do século XX foi o maior fabricante de motocicletas do mundo.
Agora outro
gigante do segmento esportivo, Polaris Industries, pretende reviver a única
marca que conseguiu competir, de verdade, com o ícone Harley-Davidson.
A Polaris
pretende lançar o novo modelo Indian, apropriadamente chamada de Chief, no
final de 2013.
Segundo os executivos da Polaris, a divisão Indian deve gerar
cerca de US$500 milhões adicionais de receita para o grupo, em 2016. Se este
plano se concretizar, a Indian estará de volta tentando enfrentar seu
arqui-rival Harley-Davidson, líder inconteste, na supremacia pelo mercado de
motocicletas acima de 600 cc.
Parece
claro que a compra da Indian pela Polaris em 2011, criou certo preocupação na
sede da HDMC em Milwaukee, de acordo com alguns analistas. Segundo eles, a venda da MV
Agusta e o fechamento da divisão Buell, foi uma manobra para liberar recursos e
pessoal para enfrentar este novo potencial concorrente de peso. Vamos ver se
esta leitura é verdadeira.
Ainda
segundo os especialistas, a maneira competente com que a Polaris enfrentou a
crise financeira global levou os executivos da Harley-Davidson a se preparar
para um grande batalha contra a Indian.
O resultado
financeiro da Polaris, com suas motos de neve, ATVs, veículos náuticos e
motocicletas Victory foi mais positivo do que aquele alcançado pela H-D,
alavancando sua capacidade econômica para enfrentar o líder mundial das
motocicletas de grande porte.
A Polaris
não é novata no mercado de motocicletas, pois desenvolveu a marca Victory, a partir do
zero, nos últimos 15 anos. Ainda que a Victory tenha enfrentado dificuldades no
início, suas vendas mais que triplicaram nos últimos 3 anos, apesar de serem
números tímidos, se comparados com o gigante de Milwaukee. Afinal, enquanto
13.000 motocicletas Victory foram produzidas na fábrica Polaris de Iowa, em
2012, mais de 233.000 Harleys foram produzidas nas duas fábricas da HDMC em
Kansas e na Pennsylvanya.
Inicialmente
as Indian serão produzidas na mesma fábrica em que se produzem as Victory, mas
a semelhança termina aí. Não haverá nenhum componente comum usado entre as duas
marcas.
A nova
Indian Chief foi apresentada ao público no Long Beach Motorcycle Show, em
Dezembro, no estante da Polaris.
Vai ser
interessante ver a versão moderna desta antiga rivalidade.
Tive a oportunidade de ver um stand de vendas da Indian, dentro de uma revenda HD em Mesa, no Arizona, durante nossa viagem ao Alasca. Na ocasião, um vendedor da loja me disse que as Indians não eram concorrentes das HD devido ao seu alto preço. Particularmente, acho as Indians muito bonitas, e gostaria de ter uma delas.
ResponderExcluir