Um
relatório de analistas do UBS, o grande conglomerado de bancos suíços, sugere
que a Harley-Davidson Motor Company pode estar enfrentando fortes ventos de
proa, devido ao envelhecimento de sua mais importante base de clientes: os
baby-boomers, como são chamadas as pessoas nascidas nos 5 anos após o término da Segunda Guerra
Mundial.
Segundo o
UBS, a idade média dos motociclistas que pilotam Harley-Davidson nos Estados
Unidos está aumentando. A última estatística divulgada pela fábrica, em 2008,
indicava que a idade média dos Harleyros era de 48 anos, um aumento
considerável se comparado com a média de 46,1 anos, em 1999.
Os
baby-boomers, cuja idade varia hoje entre 68 e 63 anos, continuam comprando
motocicletas Harley-Davidson, mas o volume tem diminuído, segundo o banco
suíço, o que pode explicar em parte a queda de 4% nas vendas nos Estados
Unidos, durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2013.
A HDMC vem
investindo em outros segmentos de mercado, especialmente nos homens mais jovens
e nas mulheres. Muitos dos modelos lançados nos últimos três anos são,
claramente, focados nestes grupos de consumidores.
Por outro
lado, o sucesso de vendas do Tri Glide, tem permitido que pessoas mais idosas
continuem a desfrutar do prazer de pilotar uma Harley-Davidson Touring. A
grande maioria de compradores do Tri Glide Ultra Classic é constituída de
homens acima dos 50 anos e de mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário