sábado, 2 de março de 2013

Indian Motorcycles - O Retorno


Indian, a mais antiga marca de motocicletas dos Estados Unidos, faliu em 1953. Desde então houve várias tentativas de recolocar a marca no mercado americano, sem sucesso.

A Indian Motorcycles Manufacturing Company foi fundada em 1901 em Springfield, Massachussets. No início do século XX foi o maior fabricante de motocicletas do mundo.

Agora outro gigante do segmento esportivo, Polaris Industries, pretende reviver a única marca que conseguiu competir, de verdade, com o ícone Harley-Davidson.

A Polaris pretende lançar o novo modelo Indian, apropriadamente chamada de Chief, no final de 2013.

Segundo os executivos da Polaris, a divisão Indian deve gerar cerca de US$500 milhões adicionais de receita para o grupo, em 2016. Se este plano se concretizar, a Indian estará de volta tentando enfrentar seu arqui-rival Harley-Davidson, líder inconteste, na supremacia pelo mercado de motocicletas acima de 600 cc.


Parece claro que a compra da Indian pela Polaris em 2011, criou certo preocupação na sede da HDMC em Milwaukee, de acordo com alguns analistas. Segundo eles, a venda da MV Agusta e o fechamento da divisão Buell, foi uma manobra para liberar recursos e pessoal para enfrentar este novo potencial concorrente de peso. Vamos ver se esta leitura é verdadeira.

Ainda segundo os especialistas, a maneira competente com que a Polaris enfrentou a crise financeira global levou os executivos da Harley-Davidson a se preparar para um grande batalha contra a Indian.

O resultado financeiro da Polaris, com suas motos de neve, ATVs, veículos náuticos e motocicletas Victory foi mais positivo do que aquele alcançado pela H-D, alavancando sua capacidade econômica para enfrentar o líder mundial das motocicletas de grande porte.

A Polaris não é novata no mercado de motocicletas, pois desenvolveu a marca Victory, a partir do zero, nos últimos 15 anos. Ainda que a Victory tenha enfrentado dificuldades no início, suas vendas mais que triplicaram nos últimos 3 anos, apesar de serem números tímidos, se comparados com o gigante de Milwaukee. Afinal, enquanto 13.000 motocicletas Victory foram produzidas na fábrica Polaris de Iowa, em 2012, mais de 233.000 Harleys foram produzidas nas duas fábricas da HDMC em Kansas e na Pennsylvanya.

Inicialmente as Indian serão produzidas na mesma fábrica em que se produzem as Victory, mas a semelhança termina aí. Não haverá nenhum componente comum usado entre as duas marcas.


A nova Indian Chief foi apresentada ao público no Long Beach Motorcycle Show, em Dezembro, no estante da Polaris.

Vai ser interessante ver a versão moderna desta antiga rivalidade.

Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de ver um stand de vendas da Indian, dentro de uma revenda HD em Mesa, no Arizona, durante nossa viagem ao Alasca. Na ocasião, um vendedor da loja me disse que as Indians não eram concorrentes das HD devido ao seu alto preço. Particularmente, acho as Indians muito bonitas, e gostaria de ter uma delas.

    ResponderExcluir