sábado, 19 de dezembro de 2009

Segurança na Pilotagem - Mitos e Fatos

Mito número 1: "Evite usar os freios dianteiros, por que você será lançado por sobre o guidão"

Fato: Na realidade, o freio dianteiro é responsável por 60 a 70% da capacidade de frenagem de uma motocicleta. Numa freagem de emergência, o centro de gravidade da motocicleta se desloca para frente, criando um maior valor de aderência do pneu dianteiro, evitando que este pneu trave e perca sua capacidade de frenagem (a não ser que o freio tenha sido aplicado de forma exagerada). Outra consequência desse deslocamento é a redução na aderência do pneu traseiro. Com a ação de frenagem na roda dianteira, o pneu traseiro, mesmo que travado, não moverá a motocicleta lateralmente, permitindo-a que continue em linha reta.

Mito número 2: "Acelere na curva, para recuperar o controle"

Fato: A maneira mais segura de se fazer uma curva é diminuir a velocidade antes de iniciá-la. A aceleração deve ser retomada já no final da curva. Aplicando o acelerador durante a curva, quando a motocicleta está inclinada, pode resultar em perda de tração no pneu traseiro e consequente derrapagem. O mesmo efeito ocorre se o freio traseiro for aplicado excessivamente numa curva.

Mito número 3: " Acelere, se a motocicleta começar a 'balançar'"

Fato: Na realidade, o piloto deve reduzir gentilmente a aceleração, jogar o corpo para frente (para mover o centro de gravidade) e diminuir a velocidade gradualmente. Ainda que a aceleração possa, num primeiro momento, diminuir o "balanço" da motocicleta, quando ocorrer a seguinte oscilação, esta provocará uma instabilidade lateral muito mais pronunciada. Freagem brusca também alterará as características da suspensão e provocará perda de controle da motocicleta.

Atitude
Seus pensamentos e opiniões são guiados por sua capacidade analítica. Desenvolver a atitude correta é tanto fundamental como crucial numa pilotagem segura.

Fonte: Motorcycle Safety Foundation

Nenhum comentário:

Postar um comentário