domingo, 22 de março de 2020

Bob Violett: o aeromodelismo mundial está de luto

Robert "Bob" S. Violett - 1941-2020
Robert S. Violett, mais conhecido como Bob Violett pelos milhares de amigos que fez no aeromodelismo, faleceu ontem 21/3/2020, em Winter Springs, Flórida, onde residia. Bob tinha 78 anos.

Aeromodelista, aviador-naval, piloto de linha aérea, empresário, inventor, Bob Violett teve muitas facetas, mas, sem dúvida, o impulso que deu ao aeromodelismo rádio-controlado a jato será seu legado.

Aeromodelista desde criança, Bob Violett levou sua paixão pela aviação para a vida profissional. Oficial da Marinha dos Estados Unidos, Bob combateu na Guerra do Vietnã pilotando os aviões caças/ataque ao solo A-4 Skyhawk e F-8 Cruzader, operando a partir de porta-aviões. Bob acumulou mais de 1100 horas de vôo, 378 pousos em porta-aviões e 76 missões de combate na Marinha. Recebeu a medalha “Distinguished Flying Cross”, entre outras honrarias, pelo seu serviço na guerra.

Dave Dollerhide, Bob Violett e Larry Elmore ao lado de um A-4C Skyhawk
no evento Sun 'n Fun, em Lakeland, FL, 2015.
Após seu serviço na U.S. Navy, Bob tornou-se piloto comercial, voando pela Eastern Airlines, na época uma das “Big Four”, como eram chamadas as maiores empresas aéreas americanas da época (as outras eram a American Airlines, TWA e a United Airlines).

No final dos anos 1970, Bob decidiu por se aposentar da aviação e se dedicou à sua maior paixão: aeromodelos a jato, radio-controlados.

Inicialmente projetando jatos movidos a “ducted fan”, Bob criou a Bob Violett Models – BVM – empresa conhecida mundialmente por seus modelos e cujos kits venceram centenas de competições em todo o mundo.

Além de suas atividades como empresário e inventor, Bob Violett competiu por muitos anos em Escala, Acrobacia e Pylon, tendo inclusive sido campeão mundial FAI na categoria.

Em 1981 Bob Violett criou a BVM, onde criou clássicos como o BobCat™, KingCat™, Bandit™ e Ultra Bandit™.




BVM Renegade, mais recente lançamento. 3 metros de envergadura e comprimento.
Bob Violett participou como competidor em 31 edições do famoso Top Gun Invitational, tendo recebido o prêmio maior, “Mr. Top Gun”, duas vezes: em 2002 com seu F-100 e em 2006 com o seu F-86.

Bob Violett e sua filha Patty, como Mr. Top Gun 2002. O avião, um F-100 é sua criação.
Bob Violett, Mr. Top Gun 2006, com seu projeto F-86.
Sua filha, Patty, foi uma companheira constante nas pistas e no trabalho, onde exerce as funções de Gerente Administrativa da BVM.

Que o Senhor o receba em Seu Reino.

Fair winds, sailor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário