domingo, 8 de março de 2020

CEO da Harley-Davidson deixa a Motor Company


Após cinco anos de queda nas vendas e com o valor das ações quase reduzido pela metade, Matt Levatich, Presidente e Principal Executivo da Harley-Davidson, está saindo da empresa.

O gigante das motocicletas anunciou na sexta-feira, 6 de março, que Levatich renunciou ao cargo de presidente e CEO e ao seu posto no Conselho de Administração. A declaração não diz se a decisão foi iniciada por ele ou pelo Conselho, mas ele vai ajudar a Motor Company a encontrar um substituto permanente, até o final de março.

Na realidade a Harley-Davidson precisa de uma nova diretoria. Atualmente não há um único diretor que tenha alguma experiência relevante no setor. Essa pode ser uma questão importante quando se trata de selecionar o novo CEO.

Na verdade Matt Levatich não pode ser totalmente responsabilizado pelos problemas que Harley-Davidson  vem enfrentado nos últimos anos.

A empresa está sofrendo cinco anos consecutivos de queda nas vendas em meio a um declínio mais profundo do setor. Vendeu 218.000 motocicletas em todo o mundo em 2019, ou um pouco acima do número vendido em 2010, enquanto as vendas de motocicletas nos EUA estão no nível mais baixo em 16 anos.

O principal grupo de harleyros, homens de meia idade, está envelhecendo e tem sido difícil atrair pessoas mais jovens para a marca. O preço elevado das motocicletas Harley-Davidson também não ajuda nesta desvantagem competitiva.

A verdade é que as soluções que Levatich tentou implementar para curar os problemas da empresa não funcionaram e foram duramente criticadas pelo harleyros em todo o mundo.

Matt Levatich optou por apostar em motocicletas elétricas, começando com o LiveWire, com preços considerados exorbitantes.


Jochen Zeitz, ex-CEO da fabricante de tênis Puma e membro do Conselho de Administração da HDMC assumiu o papel de presidente e CEO em exercício até um substituto seja contratado.

Os desafios que o novo CEO enfrentará não serão fáceis.

A HDMC deve continuar no caminho que Levatich iniciou, investindo ainda mais em motocicletas elétricas e no crescimento internacional ou deverá voltar a ser uma marca dedicada a uma parcela específica do mercado, o nicho sagrado dos amantes da marca?


Ou deverá ser ousada e começar a produzir bicicletas menores e com preços mais atrativos para o mercado dos EUA, além de fabricar uma motocicleta esportiva para desafiar os rivais estrangeiros?

Outra coisa que o Conselho de Administração da Harley-Davidson também precisa decidir é se escolhe alguém de dentro da indústria do motociclismo ou tenta alguém de fora, mais uma vez?

A Harley-Davidson é uma marca que sobreviveu ao seu tempo, mas talvez precise de alguém com a visão mais ampla de revitalizar o nome e conseguir alcançar um público diferente, para continuar no mercado.

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