terça-feira, 3 de março de 2020

Pista curta? Não existe isto, para estes pilotos!


Esta é a competição STOL (Short take off and landing) realizada anualmente no mês de maio na cidade de Valdez, no Alaska, que exige desempenho e precisão impressionantes, tanto da aeronave quanto do piloto.
A competição atrai aviões de várias partes da América para mostrar suas capacidades de decolagem e pouso curto (STOL).

A competição Valdez STOL é uma versão mais formal do bush flying, típico da aviação no Alaska, onde as pistas são sempre muito curtas. 

Na competição a aeronave taxia para a linha de partida, onde pára com o trem principal. O piloto aciona os freios e acelera até o motor atingir a potência máxima e, em seguida, tenta decolar imediatamente, com o mínimo de rolagem possível.

A pista é pavimentada e permite aos juízes ver exatamente quanto espaço o piloto precisou para decolar e pousar.

Na aterrissagem as rodas principais não podem pousar antes da linha e a distância é medida desde a linha até onde as rodas do trem principal param.


 O evento completo, conhecido como Valdez Fly In, dura três dias.

Além da competição STOL, há um Beach Landing (pouso na praia), na sexta-feira à noite, além de outras atividades, incluindo um show aéreo com apresentações acrobáticas.

O evento começou como uma forma de impulsionar a temporada turística da cidade e tem sido realizado todos os anos desde 2004. Valdez recebe cerca de 2000 espectadores, o que é bem expressivo, considerando que a cidade tem cerca de 4000 habitantes. 
Entre 70 e 150 aeronaves participam do evento.

A cidade de Valdez é particularmente adequada para a competição STOL: está localizada no Golfo do Alaska, ao nível do mar (que oferece o melhor desempenho possível à aeronave) e o aeródromo tem uma brisa constante vinda do oceano.

Em 2017, Frank Napp estabeleceu um novo recorde mundial, tanto na decolagem quanto na aterrissagem, em um Little Piper Cub 1939 altamente modificado. Ele decolou em apenas 13 pés (4 m) e pousou em apenas 10 pés (3 m)!

Em 2018, de Dan Reynolds estabeleceu um novo recorde mundial de pouso em 9 pés e 5 polegadas (2,87 m)!

Para comparação, um piloto típico de uma pequena aeronave monomotor precisa de 300 a 450 metros para pousar em uma pista pavimentada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário