quinta-feira, 5 de março de 2020

Novas Fragatas para a Marinha do Brasil

Concepção artística das Fragatas da Classe Tamandaré
Nesta quinta-feira (5/3/2020),a EMGEPRON, empresa estatal independente vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil, e a Águas Azuis, empresa formada pela Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, assinaram o contrato para a construção dos quatro navios da Classe Tamandaré de última geração, no valor de R$9,1 bilhões, com entrega prevista entre 2025 e 2028.

A construção será realizada 100% no Brasil, no Estaleiro Oceana em Itajaí (SC), com expectativa de taxas de conteúdo local acima de 30% para o primeiro navio e de 40% para os demais. 


A Thyssenkrupp fornecerá a tecnologia naval de sua comprovada plataforma de construção de navios de defesa da Classe MEKO® (sigla em alemão que significa navio de múltiplo emprego), que já opera em 15 países. 

HMAS Perth, fragata da classe MEKO, da Marinha Australiana.
A Embraer integrará sensores e armamentos ao sistema de combate, incorporando ao programa seus 50 anos de experiência em soluções de tecnologia de sistemas e suporte em serviço.

A Atech, uma empresa do Grupo Embraer especializada em engenharia de sistemas para aplicações de Defesa, será a fornecedora do CMS (Combat Management System) e do IPMS (Integrated Platform Management System, da L3 MAPPS) e receptora de transferência de tecnologia em cooperação com a ATLAS ELEKTRONIK, subsidiária da Thyssenkrupp Marine Systems que produz o CMS e sistemas de sonar.

Características dos navios da Classe Tamandaré:
Tipo: Fragata
Deslocamento: 3.500 toneladas
Comprimento: 107,2 m
Boca: 15,95 m
Calado: 5,2 m
Tripulação: até 136 militares


Navios contratados:
                                 Fragata Tamandaré, entrega em 2024
                                 Fragata Jerônimo de Albuquerque, entrega em 2025
                                 Fragata Cunha Moreira, entrega em 2026
                                 Fragata Mariz e Barros, entrega em 2028

Nenhum comentário:

Postar um comentário