terça-feira, 18 de abril de 2017

Um escaner moderno para usar nas motocicletas Harley-Davidson

Motorscan OBD
Ao contrário da indústria automobilística, onde há um conector padrão para o OBD (on-board diagnosis)   o famoso computador de bordo que os veículos modernos dispõe para o diagnóstico de problemas  os fabricantes de motocicletas não adotam um conector padronizado.

Entretanto, para os modelos mais recentes de motocicletas Harley-Davidson já há como o usuário detectar os problemas e verificar os parâmetros, usando um dispositivo e um aplicativo no telefone celular.

Como o próprio nome sugere, o Motorscan é um dispositivo que é conectado à sua Harley e atua como se fosse um escâner semelhante ao usado nas concessionárias da marca. Ele é conectado ao seu smartphone via Bluetooth e usando um aplicativo, permite a leitura e identificação de códigos de falha, verificação dos parâmetros e mais.

Segundo o divulgado por seu fabricante, a Smart Vehicle Diagnostics LLC, o objetivo foi produzir um dispositivo menor, tão pequeno que possa ser introduzido no conector OBD da motocicleta. 

Em uma parceria desenvolvida com a EOS SRL foi possível desenvolver programas compatíveis com a maioria das motocicletas Harley-Davidson produzidas nos últimos anos. O sistema e o desenho do dispositivo já tem sua patente solicitada.

Conector OBD das Harley-Davidson mais modernas
O Motorscan tem duas versões. A primeira vem com um adaptador de 4 pinos, para ser usada com as Harleys mais antigas que usam o Data Link Connector (DLC) e o DelphiECU.

A outra versão vem com um adptador de 6 pinos para as H-D mais modernas que usam os conectores CAN-Bus.

Tudo o que se precisa é comprar o dispositivo com o conector correto para sua Harley-Davidson e baixar o aplicativo (disponível para iOS e Android). Aí é só ligar o dispositivo no soquete, conectar seu telefone via Bluetooth e iniciar a leitura.

Veja o vídeo preparado pelo fabricante:

video


Os códigos de falha podem ser salvos e compartilhados com o seu mecânico (inclusive por email), para interpretação e resolução do erro. O preço do dispositivo é um pouco salgado: USS$299,00 nos EUA.

Um comentário:

  1. Ferramenta interessante, principalmente para as oficinas independentes, mas as informações do log de erros já estão disponíveis ao mecânico ou proprietário pela fipunção diagnóstico do próprio painel da HD.

    É lógico que não conta com detalhes como a apresentação pela interface do celular, mas pelo código de erro se chega à descrição.

    Considero mais importante a visualização dos parâmetros e do painel extendido que o software do celular permite ver, essa sim uma importante função para achar um problema e a melhor solução. Resta saber se nossos mecânicos saberão interpretar os resultados.

    ResponderExcluir