Para
quem pretende aproveitar o feriado de 1º de maio, aqui vão algumas
recomendações especiais
da Harley-Davidson com relação aos sinais que as motocicletas podem
apresentar quando há algo fora do comum com a bateria
O
sistema elétrico das motocicletas Harley-Davidson é um quesito importante para
o funcionamento do motor, e muitas vezes não recebe a atenção necessária,
podendo causar transtornos na hora de pegar estrada, principalmente quando a
intenção é viajar em períodos mais longos. Por conta disso, a Harley-Davidson do
Brasil dá algumas recomendações importantes para que sejam tomados os cuidados
básicos com o uso da bateria, e que interferem no correto funcionamento do sistema
elétrico das motocicletas.
A
bateria de uma motocicleta Harley-Davidson tem a função principal de sustentar
o acionamento do sistema de partida, ou seja, o motor de partida. Portanto, ela
não é a principal fornecedora de energia para o sistema eletro-eletrônico das
motos, e sim o alternador que é responsável por alimentar não apenas a própria
bateria, mas os outros itens que demandam eletricidade na motocicleta. Porém,
quando a moto estiver com o motor desligado, é a bateria que supre a demanda de
energia.
Ainda
assim, muitos modelos contam com diversos componentes eletro-eletrônicos de
navegação, segurança e entretenimento que podem utilizar a carga de energia
acumulada na bateria das motocicletas, como o sistema de som que equipa as
motocicletas da família Touring e os dois modelos CVO™, além da tela
touchscreen com navegador GPS integrado.
Quanto
maior a quantidade de componentes eletro-eletrônicos instalados na motocicleta,
maior é a demanda de carga necessária a ser suprida pelo sistema. Essa condição
se intensifica quando a moto possui muitos acessórios instalados e, para isso,
é fundamental que seja realizado um teste de “consumo total de corrente” e um
teste de “saída total de corrente”, de modo a obter o correto balanceamento
entre a demanda de carga e a disponibilidade por parte do sistema. Por conta
disso, é preciso ter atenção redobrada para evitar sustos e surpresas
indesejadas durante o percurso nas estradas.
A H-D oferece cinco dicas fundamentais referentes aos cuidados com a motocicleta e
adoção de hábitos no dia a dia que garantem uma vida útil mais longa da bateria
de seus modelos, e o correto funcionamento do sistema eletro-eletrônico.
1.
Desligar corretamente a motocicleta
Muitas
vezes, os modelos Harley-Davidson não são desligados corretamente, seguindo um
processo que garante o consumo mínimo de energia da bateria. Por isso, é
importante prestar atenção se o interruptor de ignição e o interruptor de
parada do motor (se a motocicleta contar com ambos) estão na função
“desativado”, pois cada um deles alimenta uma série de componentes diferentes
de uma motocicleta e quando não desligados da forma correta, o piloto pode ter
dificuldades ao ligar a moto, não conseguindo sequer dar a partida.
2.
Evitar longos períodos de inatividade
Seja
qual for o motivo, pode acontecer da motocicleta ter que ficar um período maior
que o comum em inatividade. E, ainda assim, a bateria conectada terá sua carga
consumida por itens como o módulo, sistema de infotainment e sistema de
segurança, por exemplo. A Harley-Davidson recomenda que as motocicletas sejam
ligadas ocasionalmente, para garantir que todos os sistemas funcionem
corretamente. Uma bateria está com 100% da sua carga quando a tensão medida
está em 12,7 V. Ao cair para 12,5 V, podemos considerar que ela opera com
apenas 50% da energia estocada, ou seja, motocicletas que permanecem paradas
por um grande tempo têm grande risco de ter reduzida a vida útil da bateria.
Caso seja necessário que a motocicleta fique longos períodos em inatividade, é recomendado
que os cabos ou terminais da bateria sejam desconectados do sistema, a fim de
garantir que sua carga não acabe.
3. Ouvir
música com a motocicleta desligada
Possuir
uma Harley-Davidson com sistema de som é com certeza um diferencial desejado
por muitos clientes, afinal, uma boa trilha sonora pode fazer toda a diferença
durante uma viagem. Quem possui um modelo da família Touring ou CVO™ que vem de
fábrica com o rádio Boom!™ Box 6.5GT, que possui 75 watts por canal, ou então
instalou o acessório original Harley-Davidson em alguma motocicleta de outra
família, com certeza tem um sistema de áudio de dar inveja a muitas casas de
shows. Só que utilizar as caixas de som enquanto a motocicleta está desligada e
o alternador não está carregando, a bateria pode fazer com que a dor de cabeça
comece antes mesmo da viagem.
4. Dias
frios
Em dias
em que a temperatura está abaixo do comum, a necessidade de ter uma bateria com
boa carga também é maior. Isso acontece pois o óleo do motor tende a ficar mais
denso em baixas temperaturas e circulará com mais dificuldade pelo motor,
principalmente quando ele estiver frio. Com isso, o tempo de ignição pode ser
maior, o que demandará uma carga de energia elétrica mais alta pela bateria.
5.
Problemas na partida
Se a
motocicleta costuma apresentar constantemente problemas durante a partida do
motor, a Harley-Davidson do Brasil recomenda a ida à concessionária autorizada
mais próxima para uma verificação e diagnóstico. A bateria é um componente
essencial da partida e pode ser determinante para a moto ligar.
DADOS
TÉCNICOS - BATERIAS
Advanced Glass Mat Battery |
Todas as
motocicletas Harley-Davidson utilizam baterias do tipo AGM (Fibra de Vidro
Absorvente). Esse tipo de bateria possui separadores de microfibra de vidro
altamente porosos e com baixa resistência elétrica mantido entre as placas, de
forma a garantir que o eletrólito por ele absorvido esteja em contato com a
superfície das placas.
A Harley-Davidson enfatiza que a inatividade de uma motocicleta por longos períodos não caracterizada como uma condição para acionamento de garantia em caso de problemas com a bateria. A Harley-Davidson utiliza como referência um valor mínimo de 3 mil km/ano para assegurar que a moto não permaneceu inativa.
Veja também: Cuidados com a bateria da sua Harley-Davidson
Boa noite Wilson, tenho tido problemas com a partida de minha Ultra 2012, já troquei o regulador de voltagem a bateria - coloquei de 30 amperes da marca Moura, recomendada pela HD , então a bateria nova não estava segurando carga, a loja trocou a bateria por outra pois estava na garantia e continua persistindo o problema a voltagem cai pra 10 volts - 8 volts. Outra coisa que observei, por duas vezes que liguei o som da moto , estando na estrada rodando , as luzes do painel : da bateria e do motor acenderam depois de mais ou menos meia hora de som ligado, desliguei o som e as mesmas persistiram ligadas até que parasse e desligasse a moto, depois voltava ao normal. Como devo proceder com o problema da partida / bateria, e tbem do /som.
ResponderExcluirGrato . / Abs.
Boa noite. Está claro que sua motocicleta está com um sério problema no sistema elétrico. Em algum ponto há um curto que está sobrecarregando o sistema. Recomendo procurar um mecânico capacitado (dificilmente encontrado em oficinas de concessionárias), para uma checagem geral.
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