quinta-feira, 20 de abril de 2017

O corredor de icebergs está congestionado


Um iceberg no estilo de uma torre provoca engarrafamento de trânsito numa pequena cidade da costa leste do Canadá, quando turistas se aglomeram para assistir a passagens das massas de gelo ao longo do litoral de Newfoundland.

O iceberg, que faz a pequena cidade de Ferryland parecer ainda menor, tem a parte acima da água estimada em 46 metros, o equivalente a um edifício de 15 andares. Segundo o prefeito da cidade, é o maior já visto nas últimas décadas.

Os icebergs, nas suas cores puxadas para o azul claro, é uma atração turística desta parte do Canadá, um evento que ocorre todos os anos na primavera. As fotos tiradas pelos turistas, que fazem fila nas estreitas estradas que dão acesso ao local, já estão presentes nas redes sociais. O volume destas massas de gelo que passam pela região, criaram a expressão “corredor de gelo” para determinar o local.


Num dia de atmosfera clara, podem ser vistos até 5 ou 6 grandes icebergs no litoral. Normalmente eles passam pelo local, em direção ao Atlântico Norte. Mas este iceberg, em especial, parece estar encalhado e possivelmente permanecerá no local por muitos dias, ainda.

O iceberg está nesta posição desde o dia 16 de abril.
Os icebergs são um perigo para a navegação marítima na região. Os navios tem que fazer grandes desvios, às vezes, para passar longe destes mamutes flutuantes.

Avião da Guarda Costeira dos EUA, em patrulha no Atlântico Norte.
Cerca de 616 icebergs já passaram pelas rotas de navegação, este ano, um acréscimo comparado aos 687 icebergs que passaram em todo o ano de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário