segunda-feira, 3 de abril de 2017

GPS: A precisão do sistema deve diminuir a partir de 2018

Satélite GPS Block IIF
Numa coletiva de imprensa no último sábado, realizada na Base Aérea de Schriever, no Estado de Colorado, a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou um novo dispositivo no Sistema de Posicionamento Global (GPS), que entrará em funcionamento em janeiro de 2018.

O novo “dispositivo” se refere à Disponibilidade Seletiva e promete melhorar a precisão do GPS em um “fator 200% negativos” .

Isto mesmo, o GPS ficará menos preciso!!!

A realidade é que o Sistema de Posicionamento Global tinha esta característica de “disponibilidade seletiva” nos seus primórdios (década de 1980) até o ano 2000, com a intenção de enviar erros de posicionamento de até 100 metros nos sinais disponíveis para o público. O objetivo era evitar a um possível inimigo usar um GPS civil como orientador de precisão em armas de ataque.

Segundo o Comandante Brian Winters, chefe do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação da Guarda Costeira, “o aumento das atividades terroristas em todo o planeta nos levou a reavaliar o sistema GPS.”

Para relembrar a história do GPS, este sistema foi desenvolvido pelas Forças Armadas dos EUA, para ser usado exclusivamente para fins militares. Em 1983, depois que um Boeing 747 da Korean Airlines foi abatido por um caça soviético por ter entrado no espaço aéreo da URSS, o presidente Ronald Reagan ordenou que o GPS fosse colocado à disposição do público mundial, sem custo.

O Sistema de Posicionamento Global é administrado pela Força Aérea dos EUA na Base Aérea Schriever. Até 2016, os EUA já gastaram cerca de 3,6 trilhões de dólares no sistema.

A Disponibilidade Seletiva foi desligada no ano 2000, mas o governo Americano resolveu voltar a utilizar o dispositivo a partir do próximo ano.

Cerca de 8.100 militares e técnicos civis trabalham na Base Aérea Schriever.
O uso da Disponibilidade Seletiva vai inviabilizar o uso de GPS em aparelhos celulares do tipo iPhone e Android, por diminuir a precisão do sistema. Mas ao invés de usar o dispositivo anterior, o governo decidiu criar um novo de Disponibilidade Seletiva, possível com a entrada em serviço dos 12 novos satélites GPS Block IIF, construídos pela Boeing, que foram lançados entre 2010 e 2016.

Cada satélite pesa 1.630 kg e tem uma vida útil de 12 anos. Como os satélites anteriores, o GPS Block IIF opera numa órbita terrestre semi-síncrona, posicionado numa altitude aproximada de 20.460 km, completando uma volta completa a cada 12 horas.

Não há informações sobre o impacto da Disponibilidade Seletiva nos GPS usados em veículos, aeronaves e embarcações, mas com certeza vai diminuir sua precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário