sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Jato atropela veado

Foto da asa direita do avião, feita por um passageiro, antes do pouso. 
Um jato CRJ-700 da American Eagle, a linha regional da American Airlines, atropelou um veado que atravessava a pista, na decolagem do Douglas International Airport  na cidade de Charlotte, Carolina do Norte, EUA.

O avião estava com destino ao aeroporto de Gulfport-Biloxi, no estado de Mississipi, com 44 passageiros e 4 tripulantes a bordo. O acidente ocorreu na quarta-feira, 15 de fevereiro.

O avião atingiu o veado na corrida de decolagem, avariando a asa direita e rompendo um dos tanques de combustível. Os pilotos sentiram a pancada e retornaram ao aeroporto, fazendo uma passagem em baixa altitude e velocidade, para que os técnicos em solo pudessem fazer uma avaliação da avaria sofrida pelo avião, antes de tentar o pouso de regresso.

CRJ-700 Canadair Regional Jet semelhante ao avariado em Charlotte.
O avião pousou sem problemas e os passageiros foram evacuados com a aeronave ainda na pista, com a ajuda dos bombeiros. Ninguém se feriu.


Os bombeiros do aeroporto espalharam líquido retardante de fogo no avião, para evitar um incêndio no combustível que derramava.

Um representante do aeroporto de Charlotte comentou que será feita uma investigação para determinar como o veado conseguiu passar pelas cercas do perímetro aeroportuário, que tem 30 km de extensão.

Um veado (mamífero da familía Cervidae) como este foi o protagonista do
acidente com o avião da American Eagle.
A FAA (Federal Aviation Administration) registrou 47 colisões de aeronaves com pássaros, sendo dois casos de mamíferos, no aeroporto de Charlotte nos primeiros meses de 2016..

A colisão com pássaros mais famosa foi a ocorrida com o voo 1549 da US Airways, em janeiro de 2009, que obrigou o comandante a fazer uma amerrissagem no Rio Hudson, em New York. O avião perdeu a potência dos dois motores após colidir com um grupo extenso de gansos canadenses que migravam para o sul.  

Avião do voo US Airways 1549, no rio Hudson.
O incidente resultou no livro de memórias “Highest Duty: My Search for What Really Matters”, de autoria do comandante  Chesley B. "Sully" Sullenberger e no filme “Sully”, estrelado por Tom Hanks e dirigido por Clint Eastwood.

De acordo com um relatório da FAA publicado em novembro de 2016, cerca de 260 pessoas morreram e 250 aviões foram destruídos em todo o mundo entre 1990 e 2015, em decorrência de colisões com pássaros e animais silvestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário