segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Você sabe o que é um Tennessee Whiskey?


Quem me conhece sabe que sou um admirador e apreciador de Jack Daniel´s.

E isto vem de uma longa data (minha querida esposa, companheira, garupa e fotógrafa oficial da dupla me proíbe de mencionar datas: as pessoas podem pensar que sou velho!!).

Tennessee whiskey é uma bebida destilada produzida no Estado do Tennessee, nas Montanhas Apalaches, região sudeste dos Estados Unidos. Ainda que esteja mencionado como um Bourbon whiskey em alguns acordos internacionais, os produtores do Tennessee whiskey não aceitam esta classificação e rotulam seus produtos com a expressão “Tennessee Whiskey”.
 

De acordo com a lei, para ser considerado um Tennessee Whiskey, a bebida tem que ser produzida no Estado do Tennessee e usar o sistema de filtragem conhecido como Lincoln County Process, antes do envelhecimento da bebida. O processo tem este nome pelo fato de que a destilaria do Jack Daniel´s estar localizada no Condado (município) de Lincoln. O processo usa pedaços de carvão vegetal obtido de caibros de bordo (maple). Neste processo os caibros de bordo são encharcados com Jack Daniel´s de alto teor alcoólico e queimados de forma a evitar chamas abertas. Quando chega no ponto certo, os caibros queimados são inundados com água, para impedir sua total combustão. Depois, o carvão resultante é cortado em pedaços bem pequenos e colocados em baldes de 3 metros de profundidade. O destilado é filtrado por pingadura.

Caibros de bordo sendo transformados em carvão, na destilaria Jack Daniel´s.
O carvão já picado e pronto.

Os baldes onde é filtrado o Jack Daniel's, gota a gota.
O processo de destilação também é característico. Usa uma mistura de grãos de sorgo, milho, feno, trigo e cevada maltada. A diferença básica do Bourbon whiskey é que este não usa sorgo. Entretanto, como o Tennessee whiskey usa no mínimo 51% de milho, também poderia ser tecnicamente considerado um Bourbon, se seus produtores assim o desejassem. Mas não querem!

Depois de destilado e filtrado, o produto é armazenado em barris de carvalho, cuja superfície interna é queimada num processo controlado por espectroscópios.

Barris da Jack Daniel's sendo queimados internamente.
Barris em exposição na destilaria Jack Daniel's, mostra como fica a superfície
interna, depois de queimada.
Ainda que todo Tennessee whiskey tenha que ser produzido no Tennessee, nem todo whiskey produzido lá pode colocar esta marca no seu rótulo. Se não cumprir os requisitos legais, a bebida é classificada como uisque de milho e não pode usar a referencia a Tennessee Whiskey na garrafa.

Atualmente há seis destilarias que rotulam seus produtos como Tennessee Whiskey:
·         Jack Daniel's, em Lynchburg
·         George Dickel, em Tullahoma
·         Benjamin Prichard's, em Kelso
·         Collier and McKeel, em Nashville
·         TennSouth Distillery, em Lynnville
·         Nelson's Green Brier Distillery, também em Nashville

Outras destilarias no estado do Tennessee mas que não podem usar o rótulo, incluem:
·         Ole Smokey Distillery, que rotula sua bebida como “Tennessee Moonshine”
·         Popcorn Sutton´s

A Jack Daniel´s começou a produzir em 2012 uma bebida destilada que contém 71% de grão de feno maltado, chamado de “Tennessee Rye”. A destilaria pretende lançar o produto no mercado, quando seu envelhecimento atingir o nível desejado pelos mestres destiladores da empresa.

Um comentário: