quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Onde é o lugar da mulher (2)?


No Exército Brasileiro, é claro!

Campinas (SP) – Nesta semana, o Exército Brasileiro recebe, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), as primeiras candidatas ao ingresso na Linha de Ensino Militar Bélico. São 40 mulheres e 400 homens na primeira turma de formação mista da história da EsPCEx. Elas enfrentaram uma concorrência de cerca de 200 candidatas por vaga no exame intelectual, realizado em setembro de 2016 e, agora, iniciam outra etapa do concurso, com inspeção de saúde, exame de aptidão física e adaptação ao curso.
   
“Hoje é um dia marcante para a Escola e também para o Exército. Durante cinco anos, nos preparamos com muito carinho para esse momento. A EsPCEx está em condições de receber as candidatas”, afirmou o Comandante.


O período de adaptação dos candidatos começou nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, e vai até 18 de fevereiro, quando acontecem a solenidade de entrada pelos portões e a matrícula da nova turma.  “Tenho a certeza de que a chegada da mulher na Linha Bélica trará um engrandecimento significativo para a nossa Instituição”, completou o Comandante da Escola.

A candidata Renata Lima Campos não escondia a felicidade ao chegar à EsPCEx: “é uma emoção muito grande. Estar aqui é um sonho realizado. Vou me esforçar ao máximo, pois haverá muitos desafios. É uma honra fazer parte da primeira turma. Vamos honrar todas as gerações anteriores de mulheres que quiseram estar aqui e não puderam, e vamos ser exemplos para as próximas gerações.”

Izaura Helena de Oliveira Lima, mãe da candidata Renata, da cidade de Juiz de Fora (MG), enfatizou: “meu coração não está partido. Ele está feliz ao ver a Renata com o sonho sendo realizado. Assim, o meu coração de mãe também se realiza”, diz ao se despedir da filha. Izaura conta que, em uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras, Renata tinha apenas 5 anos e questionou o fato de não haver fotos de cadetes mulheres na AMAN, já demonstrando o interesse pela carreira desde pequena.


A partir desta semana, os candidatos passarão por etapas ainda eliminatórias do concurso, como a inspeção de saúde e o exame de aptidão física. Palestras sobre o Exército Brasileiro e instruções de ordem unida e de hinos e canções também farão parte das atividades.
  
Inserção da mulher na Força Terrestre

Em 2021, o Exército Brasileiro terá suas primeiras aspirantes a oficial combatentes. Essa conquista das mulheres inicia-se na EsPCEx, onde chegam as primeiras mulheres da Linha Bélica em 2017. Com o objetivo de bem recebê-las, a Escola realizou diversas adequações e preparativos, como a adaptação de um pavilhão para alojamento, vestiário, banheiros, salas de estudos e grêmio estudantil. Também será construída uma nova Seção de Saúde, pensando nas peculiaridades do atendimento.

Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ.
Após um ano na EsPCEx, as alunas aprovadas seguirão para a Academia Militar das Agulhas Negras, onde escolherão a área de especialização: Quadro de Material Bélico ou Serviço de Intendência. É importante destacar que o currículo e as experiências do curso serão comuns a homens e mulheres.

Informações sobre o concurso podem ser encontradas no site da Escola: www.espcex.ensino.eb.br.

Fonte: Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário