Claro que a principal razão foi o preço.
Vejamos: nos Estados Unidos um pneu dianteiro original Dunlop custa US$130 (ou US$159 com faixa branca fina). Ou seja, entre R$300 e R$370. Vamos imaginar, com toda a ganância tributária brasileira, que este mesmo pneu fosse vendido no Brasil por um preço entre R$600 e R$740. Razoável, certo? Errado. Custa cerca de R$1200.
Vamos fazer o mesmo exercício com o pneu Michelin Commander II. Ele custa nos EUA US$110, e deveria custar no Brasil R$507, usando o mesmo raciocínio. Pois bem, eu paguei R$467,62, com montagem e balanceamento incluídos.
Em outras palavras, o pneu Dunlop é vendido no Brasil usando-se uma taxa de câmbio de US$1 = R$9,20.
Já o Michelin é vendido numa taxa de câmbio de US$1 = R$4,20.
Eu não consigo, sózinho, enfrentar a "mão grande" do governo federal. Mas consigo, com bom senso, evitar ser roubado por quem me vende um pneu pelo dobro do que ele vale.
Abaixo os preços, hoje, numa grande revenda Harley-Davidson dos Estados Unidos, onde costumo fazer minhas compras via internet:
Pneu Michelin Commander II |
Pneu Dunlop |
A Michelin afirma que em testes de estrada realizados nos Estados Unidos, por uma empresa independente, conseguiu rodar 40.000 km com um pneu Michelin traseiro, equipado numa Electra Glide Classic, rodando em estrada públicas. Como nossas estradas nem se comparam, já vou ficar muito satisfeito se conseguir a metade disto.
As dimensões disponíveis estão neste link.
Agora, tirem suas próprias conclusões.
já completei 8000 kms com o jogo de Commander II e so far, so good.
ResponderExcluirBom pneu, o Metzeler me desapontou muito com o final repentino aos 15000 kms rodados, sem qualquer aviso, deteriorando muito a performance a partir dos 10000 kms rodados.
As minhas impressões com o Commander são de um pneu com a pilotagem segura, lembrando muito o Dunlop no seco, não importando o piso (seco, úmido, molhado ou encharcado) e com uma aderência que não deve nada ao Metzler.
Vamos acompanhando.
A sua recomendação foi importante para sustentar minha decisão de usar o Michelin Commander II.
ExcluirRoque, quando troquei eu não achei aqui no Rio o Michelin para as especificações da Ultra. Liguei na loja da Michelin da Barra e a resposta que tive foi que não tinha esse pneu no Brasil....onde você conseguiu? Atualmente estou com o Metzeler que foi muito mais barato que o Dunlop.
ResponderExcluirKastrup, a Michelin produz aqui o pneu traseiro da Ultra até 2007, com 150mm de largura. Os modelos de 2008 em diante já vem com pneu 180mm e estes ainda não estão disponíveis no Brasil. Veja as dimensões neste link: http://www.michelin.com.br/tudo-sobre-motos/pneu/Street-Media-Alta-cc/Commander-II.html?xref=
ResponderExcluirNo link que você colocou agora já estão colocando o 180/65 81H como disponível.....acho que tive que trocar um pouco antes da hora.....mas fica a dica para a próxima troca...abs
ResponderExcluirPO gentileza, alguém sabe me dizer se esses michelin servem pra electra glide 2008? e a medida 180/65 não fica muito largo? agradeço se puderem me orientar. Tuca
ResponderExcluirTuca, você tem que usar o pneu no tamanho recomendado pelo fabricante. Não use pneu de tamanho diferente.
ExcluirBom dia galera, estou em busca do Commander II para Boulevard M800 ( traseiro ) , medidas 170 x 80 x 15, porém não o encontro, alguém tem alguma sugestão de onde encontrar? Grato
ResponderExcluirBom dia Anônimo,
ResponderExcluirNo endereço eletrônico abaixo é possível encontrar relação de fornecedor mais próximo de onde você se encontra.
http://www.michelin.com.br/br/tudo-sobre-motos/revenda/2R.html
Eu também possuo uma Boulevard M800, na qual estão instalando um Michelin Commander II com medidas iguais as do original (170 x 80 x 15).
Boa sorte!
Wagner Quintino
Realmente temos que olhar os melhores
ResponderExcluirPneus para seu automovel e para reutilizar