sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Royal Enfield: mais uma renascendo das cinzas?


Royal Enfield é uma marca de motocicletas e bicicletas com uma história bem interessante.

Fundada em 1893 na Inglaterra com o nome de Enfield Manufacturing Company Ltd., destinava-se a produzir bicicletas com o nome de fantasia Royal Enfield. Em 1899 seu produto de maior venda era um quadriciclo equipado com um motor De Dion.

1900 Royal Enfield Quadracycle 
A primeira motocicleta produzida pela Enfield Manufacturing foi em 1901. Projetada por R.W. Smith e Jules Gotiet, era equipada com um motor Minerva de 1,5 HP e 239cc, montada sobre o garfo dianteiro, com a correia de transmissão de couro crú acionando a roda traseira.

A primeira motocicleta Royal Enfield, em 1901
Em 1907 a empresa fez uma fusão com a Alldays & Onion Pneumatic, de Birmingham e começou a produzir carros sob o nome Enfield-Allday.

Durante a Primeira Grande Guerra, a Enfield forneceu um grande número de motocicletas para o Ministério da Guerra da Grã-Bretanha e conseguiu um grande contrato com o governo da Rússia Imperial. A versão militar usava motores monocilindrico de 225cc e outro V-Twin de 425cc. Também produziram uma motocicleta com sidecar equipada com uma metralhadora Vickers.

1913 Royal Enfield 425cc
Na década de 1920 a Enfield desenvolveu um novo motor V-Twin de 976cc e em 1924 lançou a primeira motocicleta com um motor a 4 tempos de 350cc, produzido pela Prestwich Industries.

Em 1931 a companhia passava por dificuldades devido à grande depressão econômica, quando morreu Albert Eddie, um de seus fundadores. Dois anos depois, em 1933, morreu o outro sócio, R.W.Smith.

Durante a II Guerra Mundial, a Enfield foi convocada pelas autoridades britânicas para desenvolver uma motocicleta militar. A resposta foi a famosa Royal Enfield WD/RE, conhecida como a “Flying Flea” (pulga voadora), uma motocicleta bem leve com um motor de 125 cc, que podia ser aerotransportada e lançada de paraquedas, junto com as tropas.

Motocicletas Royal Enfield WD/RE, como esta, foram usadas no
desembarque da Normandia, em 1944.
Depois da guerra a Enfield retornou a produção, com motocicletas equipadas com os motores monocilíndricos de 350cc e 500cc, com suspensão traseira rígida e garfo telescópico. O mercado para estas motocicletas era movido pela necessidade de transporte para ida e vinda do trabalho. Uma grande quantidade de motocicletas militares, vendidas como excesso depois do final das hostilidades, chegou ao mercado civil, sendo customizadas por várias empresas e oficinas.

No final da década de 1940, o desenvolvimento de suspensão traseira com molas permitiu o lançamento do Model Bullet 350cc, com um único cilindro OHV. Esta motocicleta tornou-se muito popular e era muito confortável para pilotar. Uma versão com o motor de 500cc foi lançado logo depois.

A empresa continuou produzindo outros modelos durante a década de 1950 e inicio dos anos 1960, com os modelos Royal Enfield Meteor 500cc, Super Meteor 700cc e o Constellation 700cc. Na realidade, a Royal Enfield Constellation 700cc Twin é considerada a primeira Superbike fabricada.

1961 Royal Enfield Constellation 700cc Twin
Com os fabricantes japoneses (Honda, Suzuki, Kawasaki) destruíndo o mercado das motocicletas ocidentais, a Enfield fez uma última tentativa, lançando a Royal Enfield Interceptor, destinada principalmente ao mercado americano. A motocicleta tinha muitos cromados e um desempenho muito forte, conseguindo alcançar velocidades de até 175 km/h. Produzida entre 1960 e 1970, a Interceptor vinha inicialmente com um motor V-Twin de 692cc. Em  1962 o motor foi substituído pelo novo modelo V-Twin de 736cc e a motocicleta foi chamada de Interceptor 750. Com um único carburador, este modelo foi produzido até 1966.

Em 1967 a Enfield lançou a Roya Enfield Series 1A Interceptor, equipada com bobina de ignição, eliminando o magneto. Tinha o tanque cromado, novo banco, guidão e paralamas. A Serie 2, foi lançada em seguida, com um motor redesenhado, usado nas Interceptor até o final de sua existência produtiva.

A última tentativa para sobreviver foi o protótipo da Serie 3, com um motor de 778cc, chamada Royal Enfield 800 Interceptor. 

1968 Royal Enfield 800 Interceptor
Mas a Enfield abriu falência antes que a produção em massa deste modelo fosse iniciado.

A fábrica em Redditch encerrou a produção em 1967 e a fábrica em Bradford-on-Avon fechou em 1970, significando o fim da British Royal Enfield. A empresa foi dissolvida em 1971.

A marca sobreviveu na India, onde chegou em 1955 para montar motocicletas trazidas da Inglaterra. Todos os componentes passaram a ser produzidos na Índia a partir de 1962, sob o nome Einfield India e até recentemente continuaram a ser produzidas naquela país, sem muitas modificações.

Em 1994 o grupo Eicher Motors (fabricantes de automóveis na Índia) comprou a Enfield India e em 1995 adquiriu os direitos do nome Royal Enfield.

Entretanto já no ano 2000 os controladores pensavam em fechar a fábrica e encerrar a produção. Foi com muita insistência que Siddhartha Lal, um membro da família que controla a Eicher Motors, conseguiu convencer o Conselho de Administração a dar à marca uma última oportunidade.

Quinze anos depois, a Royal Enfield está vendendo mais de 300.000 motocicletas por ano.

O segredo do renascimento da Royal Enfield, agora indiana, parece ter sido abandonar o bloco de motor fundido e a adoção de um sistema mais refinado, com um motor totalmente construido (built-up).

Claro, o fato de ter um mercado imenso ( a Índia tem 1,22 bilhão de habitantes) onde motocicletas e motonetas são um meio de transporte popular, ajudou muito.

O fato é que a Royal Enfield India passou de pouco mais de 60.000 motocicletas produzidas em 2011 para 308.000 unidades vendidas em 2014, com preços que variam entre US$1.500 e US$3.000 (o modelo mais caro). 

O mercado da Roya Enfield India é bem jovem. Segundo dados do fabricante, a maioria dos compradores são jovens adultos recém formados e pequenos empresários com idade média de 26 anos.

A expectativa dos executivos é atingir 700.000 motocicletas produzidas no ano 2018.

No mercado americano a Royal Enfield India oferece 11 modelos de motocicletas. Dez desses modelos são equipadas com os motores de 346cc ou de 499cc.

2015 Royal Enfield Classic 350
O décimo-primeiro modelo, a Royal Enfield Continental GT é uma café racer, com motor de 535cc, injeção eletrônica e freio a disco nas duas rodas.

2015 Royal Enfield Continental GT. Preço de US$6.000, nos EUA.
A Royal Enfield India também exporta para a África do Sul e Austrália.

Segundo noticiário recente, a Royal Enfield vai abrir um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento perto de Lutterworth, no sul da Inglaterra. A empresa recebeu um empréstimo de um milhão de libras esterlinas do governo britânico, para construir as instalações.

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