quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Greve dos caminhoneiros: podem parar o Brasil?


Greve de caminhões: fevereiro 2015
Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes, 65% de toda a carga movimentada no Brasil passa pelas rodovias. Ou seja, conduzida pelos caminhoneiros.

21% é transportado por ferrovias: básicamente minério e grãos.

Os 14% seguintes são transportados por navios e aviões, com ênfase em petróleo e seus derivados, granéis e containers (principalmente entre o Manaus e Santos).

O Brasil depende de caminhões, para funcionar. Não adianta tentar esconder este fato.

Esta matriz de transportes, um erro colossal cometido pelos governos desde a década de 1950, tem custado uma fortuna incomparável à economia do país. O custo logístico no Brasil é um dos maiores do mundo, em função disto.

Em 2010, para se ter um exemplo, nas regiões Sul e Sudeste foram transportados 874 milhões de toneladas de carga por rodovia. Naquele ano haviam 2.402.611 caminhões em tráfego nas precárias estradas brasileiras, dos quais 72,1% emplacados no Sul e no Sudeste. Estes números aumentaram significantemente até 2013.

Portanto, se os caminhoneiros decidirem parar o Brasil. eles conseguem.

Greve de caminhões: fevereiro de 2015

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