quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Harley-Davidson Freewheeler™ 2015


Harley-Davidson Freewheeler™ 2015
Eu sou um fã dos triciclos construídos a partir de uma motocicleta convencional.

E depois de ter rodado três semanas e 6.300 km em um Harley-Davidson Tri Glide© Ultra através do noroeste dos EUA em 2012, fiquei apaixonado pelo modelo.

Agora, a HDMC lançou outro trike, acrescentando o Freewheeler™ na sua linha 2015.

Quando as primeiras fotos vazaram na Internet, gostei do que ví. 
Agora, com mais detalhes disponíveis no próprio site da Harley-Davidson, fiquei mais interessado, ainda.

O Freewheeler parece a versão light do Tri Glide Ultra.

Coisas que gostei:
  • Preço: o Freewheeler tem um preço sugerido de US$25.000.
  • Tamanho: é um pouco menor (8 cm a menos, no comprimento), com 10 mm a mais de altura do solo, mantendo o banco praticamente na mesma altura. A ergonomia do banco coloca o piloto mais próximo do guidão, facilitando quem tem os braços mais curtos. Já vem equipado com alças de segurança, para maior conforto do garupa.
Alças de segurança: mais conforto para o garupa.
  • Suspensão traseira pneumática e ajustável, como nas Ultras.
  • Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) é padrão em todos os triciclos da H-D.
  • Vem equipado com tomada para carregador de bateria, como na Ultra Limited.
  • Marcha à ré elétrica, igual ao do Tri Glide.
  • Controles manuais do guidão no padrão Rushmore.
Controles no guidão são do padrão Rushmore.
O motor é o V-Twin 103 refrigerado a ar do Projeto Rushmore, com radiador de óleo integrado. O consumo médio combinado (estrada/cidade) é de 17 km por litro, com gasolina americana de alta qualidade, sem etanol. A transmissão é de 6 marchas, com embreagem assistida.

O sistema de freio tem dois discos na roda dianteira e um sistema Hayes nas rodas traseiras. O sistema atua nos dois eixos, quando o freio de pé é acionado.

Dada a configuração mais leve, o Freewheeler não tem o sistema de multimídia Boom! Box disponível no Tri Glide, mas é possível instalar um GPS Garmin Zumo 590LM que tem conexões para iPhone, iPod ou pendrive com músicas em mp3.


O compartimento de bagagem é bem menor, com somente 56 litros de capacidade, comparado aos 192 litros do bagageiro do Tri Glide.



Entretanto o Freewheeler pode ser equipado com uma grelha, permitindo a colocação de uma mala Tour-Pak Rack Bag, que adicionará mais 32 litros de capacidade de bagagem.


Já existem vários acessórios para o Freewheeler, como se pode constatar no próprio site da H-D.
Os essenciais, para mim, são: para-brisa e encosto sissy-bar.

Harley-Davidson Freewheeler™ 2015, com para-brisa destacável e sissy-bar.
Para quem está acostumados com o conforto de uma Ultra Glide Limited, o Tri Glide Ultra continua sendo o sonho de consumo. Entretanto, para quem viaja mais leve ou normalmente pilota solo, o Freewheeler é uma excelente opção.


Acho que vai fazer muito sucesso entre as Ladies of Harley.

4 comentários:

  1. Será que ele vem para o Brasil em 2015?
    Se não vier, como faço para importar um?
    Por quanto você acha que el chegaria via importação no Brasil?
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que venha a ser montado no Brasil em 2016. A importação direta é possível. Custaria, depois dos impostos, cerca de US$75.000.

      Excluir
  2. Como importar? Há alguma empresa que faça essa importação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma "trading" especializada em importação de veículos pode ajudá-lo na importação. Mas eu recomendaria aguardar até 2016 e comprá-lo diretamente da Harley-Davidson. A importação direta pode levar o custo a R$200.000. Provavelmente a H-D vai vendê-lo no Brasil com preço ao redor de R$100.000.

      Excluir