Harley-Davidson Freewheeler™ 2015 |
Eu sou um
fã dos triciclos construídos a partir de uma motocicleta
convencional.
E depois de
ter rodado três semanas e 6.300 km em um Harley-Davidson Tri Glide© Ultra
através do noroeste dos EUA em 2012, fiquei apaixonado pelo modelo.
Agora, a
HDMC lançou outro trike, acrescentando o Freewheeler™ na sua linha 2015.
Quando as primeiras fotos vazaram na Internet, gostei do que ví.
Agora, com mais
detalhes disponíveis no próprio site da Harley-Davidson, fiquei mais
interessado, ainda.
O
Freewheeler parece a versão light do Tri Glide Ultra.
Coisas que
gostei:
- Preço: o Freewheeler tem um preço sugerido de US$25.000.
- Tamanho: é um pouco menor (8 cm a menos, no comprimento), com 10 mm a mais de altura do solo, mantendo o banco praticamente na mesma altura. A ergonomia do banco coloca o piloto mais próximo do guidão, facilitando quem tem os braços mais curtos. Já vem equipado com alças de segurança, para maior conforto do garupa.
Alças de segurança: mais conforto para o garupa. |
- Suspensão traseira pneumática e ajustável, como nas Ultras.
- Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) é padrão em todos os triciclos da H-D.
- Vem equipado com tomada para carregador de bateria, como na Ultra Limited.
- Marcha à ré elétrica, igual ao do Tri Glide.
- Controles manuais do guidão no padrão Rushmore.
Controles no guidão são do padrão Rushmore. |
O motor é o
V-Twin 103 refrigerado a ar do Projeto Rushmore, com radiador de óleo
integrado. O consumo médio combinado (estrada/cidade) é de 17 km por
litro, com gasolina americana de alta qualidade, sem etanol. A transmissão é de
6 marchas, com embreagem assistida.
O sistema
de freio tem dois discos na roda dianteira e um sistema Hayes nas rodas
traseiras. O sistema atua nos dois eixos, quando o freio de pé é acionado.
Dada a
configuração mais leve, o Freewheeler não tem o sistema de multimídia Boom! Box
disponível no Tri Glide, mas é possível instalar um GPS Garmin Zumo 590LM que
tem conexões para iPhone, iPod ou pendrive com músicas em mp3.
O
compartimento de bagagem é bem menor, com somente 56 litros de capacidade,
comparado aos 192 litros do bagageiro do Tri Glide.
Entretanto o
Freewheeler pode ser equipado com uma grelha, permitindo a colocação de uma
mala Tour-Pak Rack Bag, que adicionará mais 32 litros de capacidade de bagagem.
Já existem
vários acessórios para o Freewheeler, como se pode constatar no próprio site da
H-D.
Os
essenciais, para mim, são: para-brisa e encosto sissy-bar.
Harley-Davidson Freewheeler™ 2015, com para-brisa destacável e sissy-bar. |
Para quem está
acostumados com o conforto de uma Ultra Glide Limited, o Tri Glide Ultra
continua sendo o sonho de consumo. Entretanto, para quem viaja mais leve ou
normalmente pilota solo, o Freewheeler é uma excelente opção.
Acho que
vai fazer muito sucesso entre as Ladies of Harley.
Será que ele vem para o Brasil em 2015?
ResponderExcluirSe não vier, como faço para importar um?
Por quanto você acha que el chegaria via importação no Brasil?
Att.
Pode ser que venha a ser montado no Brasil em 2016. A importação direta é possível. Custaria, depois dos impostos, cerca de US$75.000.
ExcluirComo importar? Há alguma empresa que faça essa importação?
ResponderExcluirUma "trading" especializada em importação de veículos pode ajudá-lo na importação. Mas eu recomendaria aguardar até 2016 e comprá-lo diretamente da Harley-Davidson. A importação direta pode levar o custo a R$200.000. Provavelmente a H-D vai vendê-lo no Brasil com preço ao redor de R$100.000.
Excluir