Como podem existir 10 coisas que quase
ninguém sabe a respeito da Harley-Davidson?
Acredito que na
realidade deve haver vários fatos pouco conhecidos no mais de um século de história da
Motor Company.
Encontrei estes em um artigo que achei publicado na Internet::
A Harley já fabricou bicicletas
Sim, a
legendária companhia fabricou bicicletas por alguns anos, começando em 1916. Na
realidade, muitos dos fabricantes de motocicletas começaram no negócio de
bicicletas, passando depois para motocicletas.
Os
componentes das bicicletas Harley-Davidson eram fabricados pela Davis Sewing
Machine Co., de Dayton, Ohio, uma empresa que fabricava máquinas de costura. As
bicicletas eram montadas na fábrica da H-D em Milwaukee e tinham um preço
elevado para o mercado da época. A produção parou em 1921 e a Motor Company
concentrou-se nas motocicletas a partir de então.
1903 não foi o primeiro ano de produção da H-D
William
Harley e Arthur Davidson completaram uma motocicleta em 1903 e duas mais no ano
seguinte. A primeira motocicleta levou dois anos para ser fabricada. O primeiro
ano de produção “em massa” foi sómente em 1905, quando a Harley-Davidson
produziu 8 motocicletas!
A Harley não dominou o mercado imediatamente
Na primeira
década do século 20, havia mais de 100 fabricantes de motocicleta nos Estados
Unidos. A Indian Motorcycles já estava no mercado há quase 5 anos.
A H-D
estava “comendo poeira” atrás das Indians, nos primeiros cinco anos de
atividade. Em 1910 a Motor Company produziu 3.000 unidades, enquanto a Indian
vendeu quase o dobro disto.
O sucesso
da Indian no circuito de corridas e o consequente reflexo nas vendas ao público
levaram a Harley-Davidson a mudar sua política e entrar nas competições com
motocicletas e pilotos patrocinados pela H-D. Um departamento de corridas foi
criado em 1914 e o legendária equipe Wrecking Crew começou a ganhar inúmeras
corridas e trazer notariedade para a Motor Company. Em 1920 a Harley-Davidson
já era a maior fabricante de motocicletas do mundo.
A Harley
fabricou motores Boxer de dois cilindros
Todo mundo
reconhece uma Harley-Davidson por seu legendário motor V-Twin. Historiadores
sabem que motores mono-cilindricos equiparam muitas H-D no início das operações
da companhia.
Mas quem
sabia que a H-D fabricou motores do tipo Boxer?
O 584cc W
Sport, utilizado entre 1919 e 1922 era um motor de dois cilindros opostos em
linha, baseado no motor inglês Douglas. Desenvolvia somente 6 HP e não era
muito veloz, mas ajuda bastante em manter o centro de gravidade baixo.
O modelo
bem leve não vendeu muito nos EUA, mas teve sucesso no exterior, onde foram
comercializadas 10.000 motocicletas.
A Porsche projetou um motor V-4 refrigerado à água para a Harley-Davidson
Em meados
dos anos 1970 a Harley desenvolveu um modelo esporte/touring mais leve, chamado Nova.
Tinha um motor refrigerado a líquido, com quatro cilindros em V e com ângulo de
60 graus, projetado pela Porche. Nesta ocasião a Motor Company sofria sobre o
controle da AMF, que suspendeu o projeto depois de terem sido investidos US$9
milhões.
Evel Knievel não tem o recorde de salto com uma Harley-Davidson
Evel
Knievel é o mais famoso piloto acrobático com motocicletas Harley-Davidson, mas já não
retém o recorde de saltos. O seu recorde de 40 metros por cima de 14
ônibus foi estabelecido em 1975, com uma Harley-Davidson XR-750.
Este recorde
foi quebrado em 2008, quando Bubba Backwell saltou 47,7 metros. O recorde foi
quebrado, outra vez em 2010 por Seth Enslow, que saltou incríveis 55,8 metros
com uma XR1200 modificada.
Harley-Davidson já venceu o Campeonado Mundial de Motociclismo
Em 1960 a
Harley-Davidson comprou a fábrica italiana Aermacchi. O piloto Walter Villa,
pilotando uma motocicleta RR-250 com a marca Harley-Davidson, ganhou o Campeonato Mundial de 250cc por três
vezes consecutivas entre 1974 e 1976. Repetiu o feito em 1977, desta vez com um
modelo de 350cc.
A Harley já foi fabricada no Japão
No início
dos anos 1930, a Rikuo Internal Combustion Company produziu motocicletas no
Japão, sob licença da Harley-Davidson. Cerca de 18.000 foram fabricadas entre
1937 e 1942, muitas delas usadas pelos militares e pela polícia japonesa. A
produção continuou durante a guerra e depois, encerrando-se em 1958.
A Harley fabricou motores a 2 tempos em 1948
Apesar de
sua reverência por grandes motores V-Twin, a Harley-Davidson não descartou a
praticidade dos pequenos motores de 2 tempos. Como resultado da vitória aliada
na Segunda Guerra Mundial, o espólio de guerra foi dividido entre a Harley e a
britânica BSA. A Motor Company teve acesso a milhares de motores DKW de 2
tempos e um cilindro.
A motocicleta modelo S 125, que mais tarde chamou-se
Hummer, apareceu em 1948 com o preço sugerido de US$325 cada e com o motor
desenvolvendo 3 HP. Ainda que não tenha tido muito sucesso, este modelo foi o
início no motociclismo para muitos jovens da época.
O Hummer
cresceu para um motor de 175 cc, vendidos até 1967.
A Harley fez motores de 4 cilindros em linha
Em meados
dos anos 1960, com a popularidade dos motores de 4 cilindros se espalhando na Europa, a H-D desenvolveu um 4-Cilindros em linha e fez alguns
testes numa maquete em madeira, para verificar como ficaria num quadro de
motocicleta. O Departamento de Marketing decidiu que o mercado americano não
estava preparado para um motor transversal de 4 cilindros e refrigerado a
líquido e suspendeu o projeto.
Aí a Honda veio com a CB750 Four em 1969 e
quase quebrou a Motor Company.
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