quarta-feira, 19 de março de 2014

Honda Lidera o Mercado - no Brasil


Li no site AutoEvolution, uma pequena reportagem sobre a indústria motociclística no Brasil.


A matéria se baseava nos números divulgados pela ABRACICLOS para 2013, com o comentário de que a Honda domina o mercado brasileiro de motocicletas, com 81.52% das vendas, mesmo com a grande queda de 20% em 2013, comparado com 2011. Uma redução de 308.422 unidades.

Em segundo lugar vem a Yamaha com 11,16% do mercado.


O interessante é que o articulista estava fazendo uma comparação com o mercado americano, totalmente dominado pela Harley-Davidson, que teve 51% das vendas de motocicletas nos EUA e onde a Honda tem menos de 9%. Mesmo assim, o artigo menciona o crescimento relevante da BMW no Brasil, com um aumento de vendas de 36,8% em 2013, enquanto a própria Harley-Davidson teve um expressivo resultado, com 79% de aumento no total de vendas da marca.



Na realidade, a BMW e a Harley-Davidson foram as únicas marcas com crescimento nas vendas.
Além da Honda, com redução de 20%, a Yamaha perdeu 28% e a Suzuki 34% de vendas sobre o ano anterior.

Os maiores perdedores, porém, foram a Kasinski com perda de 74%, a Sundows com 57% e Iros com 65% de redução. Preço baixo não é suficiente neste mercado, dizem os números.


O que o autor do artigo não menciona é o fato de que 75% das vendas da Honda no Brasil (973.754 unidades), são motonetas e motocicletas de pequeno porte, com menos de 200 cilindradas. Um mercado que não tem expressão na América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário