A
Harley-Davidson teve uma ideia sobre o que pensa ser um rico tesouro de demanda
não atendida no Japão: motoristas sobre quatro rodas que não podem dirigir
veículos de duas rodas. A empresa com sede em Milwaukee começou a vender os
triciclos no Japão neste mês com preços a partir de 4 milhões de ienes (US$
39.000).
“É um
caminho relativamente fácil para a Harley-Davidson”, disse Stuart Farrell,
diretor das operações da empresa no Japão, em 24 de fevereiro, em entrevista em
Tóquio. “Você pode estacioná-lo ao lado de um belo carro e as pessoas ainda vão
olhar”.
No Japão,
os triciclos são classificados como automóveis, como um Toyota Corolla, o que
significa que qualquer pessoa com carteira de motorista pode dirigir o Tri
Glide sem uma licença para motos. Os condutores de triciclos também não
precisam usar capacete e podem trafegar em rodovias, segundo a Agência Nacional
de Polícia.
O foco nos
motoristas de carros abre para a Harley-Davidson um mercado potencial de 80
milhões de consumidores, contra os 5 milhões de titulares de licenças de motos,
disse Farrell. A empresa também planeja lançar no Japão o menor de seus modelos
de duas rodas, a Street, disse ele, sem revelar o preço.
A
Harley-Davidson está se expandindo fora da América do Norte e reduzindo sua
dependência dos consumidores americanos, que ainda compram mais da metade de
sua produção global. A fabricante das estradeiras Fat Boy e Road King começará
a produzir a Street na Índia neste ano para atender jovens da cidade em busca
de um veículo ágil.
A resposta
ao Tri Glide no Japão tem sido encorajadora até o momento, disse Yuji Kurihara, que administra uma concessionária da Harley em Tóquio. Ele recebeu mais de
50 consultas pelo triciclo um mês depois que o modelo foi lançado, disse ele.
“Está
chamando muita atenção e de pessoas que nunca subiram em uma moto antes e que
não têm licença para conduzir motos”, disse Kurihara. “São pessoas que
conheciam e ansiavam por uma experiência Harley há muito tempo”.
No Japão, a
base principal de clientes da empresa é de homens com idade entre 35 e 54 anos,
embora os jovens estejam comprando cada vez mais motos Harley, segundo Farrell.
O Japão é o único país, além dos EUA e Canadá, a ter o Tri Glide disponível para venda.
As vendas
da Harley-Davidson no Japão subiram 1 por cento no ano passado, para 10.642
unidades, o terceiro incremento anual, segundo a empresa. As vendas de veículos
de duas rodas na indústria como um todo caíram todos os anos entre 1986 e 2012,
segundo os dados mais recentes da Associação de Fabricantes de Automóveis do
Japão.
Fonte: Bloomberg e Rock Riders
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