sexta-feira, 14 de junho de 2013

Revisão dos 48.000 km - Ultra Glide

Minha Ultra Glide alcançou 48.000 km rodados, em 5 anos e 10 meses de uso.
Se acrescentar os 22.400 km rodados com motocicletas alugadas nos EUA e 5.000 km com a minha 883,  chegamos a uma média de 13.000 km rodados por ano.

Acho que é uma boa média, se considerarmos que o AMF (American Motorcycle Fundation) considera um motociclista experiente aquele que pilota 5.000 km/ano.

Enfim, chegou a hora de fazer a revisão. Como meu amigo Ricardo Maccori já não está conosco nesta dimensão, procurei fazer uma análise das opções que tinha.

Tenho ouvido muitos comentários positivos sobre a Floripa Harley-Davidson, a revendedora da marca em Santa Catarina. Além disso, um dos nossos amigos, o Ivan Coelho, trabalha lá e era o Gerente de Pós-Venda até recentemente. Conversando com ele, fiquei convencido de que devia tentar um revendedor, pela primeira vez.

Entendam bem: digo que pela primeira vez por não considerar a revisão dos 1.600 quilometros, feita na Izzo de Curitiba, como uma revisão. Os caras só trocaram o óleo e carimbaram o manual. Até por que eu não deixaria que eles fizessem qualquer outra coisa!
Desde o início, toda a manutenção da Ultra Glide foi feita pelo Maccori.

Liguei para o Ivan e agendei a revisão. Cheguei em Florianópolis cedo, apesar de um trânsito terrível na cidade, em virtude de uma greve municipal de ônibus. Às 08:45 estava lá e fui o primeiro a ser atendido, quando a loja abriu. Procedimentos iniciais, abertura de cadastro da motocicleta, preenchimento a O.S. e a Ultra foi levada para dentro.

Pouco antes da 10:00 o João Filho, mecânico designado para fazer a revisão, começou a trabalhar. E eu ao lado dele!

Isto já me deu muita segurança, pois eu gosto de acompanhar o trabalho que fazem na minha motocicleta. E na Floripa H-D, tudo é feito com muita transparência, sem esconder coisa alguma. Ponto para eles!

Basicamente as únicas observações que eu tinha eram relacionadas ao indicador de marcha em neutro (o led havia queimado uns 20 dias antes), ajustagem do cabo do acelerador e checagem das pastilhas de freio. Não que eu sentisse qualquer coisa errada com os freios. Mas com as pastilhas ainda originais, esta verificação era muito importante.

Bom, não fiquei surpreendido com o fato de que as pastilhas ainda estavam com meia-vida útil. Meu método de pilotagem e frenagem exigem muito pouco dos freios, daí a longevidade das pastilhas.

No geral a motocicleta estava em excelentes condições. Foram trocados os óleos (motor, caixa, fluido dos freios), ajustados os cabos de embreagem e acelerador e substituído o conjunto de luzes do painel, já que não havia como substituir sómente o diodo da luz de neutro.

Verificamos que o pneu traseiro, Metzeler, já estava na hora da troca. Durou 12.000 km ou 2/3 da rodagem obtida anteriormente com os Dunlop. O pneu dianteiro, ainda original, também recomendava troca. Decidi, então, trocar ambos. A Floripa H-D só tinha os Dunlop em estoque e com preço muito alto. Como eu já havia decidido usar o Michelin Commander II, fiz a troca em Balneário Camboriú.

O serviço executado pela Floripa Harley-Davidson foi muito bom. O mecânico João Filho é bastante meticuloso e fez um bom trabalho na revisão. O atendimento de todo o pessoal da revenda foi excelente.
Em resumo: recomendo.

2 comentários:

  1. Roque, você conseguiu o Michelin para a Ultra? Aqui no Rio eu procurei no ano passado e não achei na especificação pra traseira....liguei para a Loja da Michelin e me disseram que não tinha aqui no Brasil....acabei optando pelos Metzeler (os Dunlop são muito caros)....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do ano de fabricaçã0. A minha é 2007, portanto com o pneu mais estreito. A referencia Michelin Commander II neste caso é 150x80x16. Para as Ultras depois de 2008, realmente não há.

      Excluir