domingo, 24 de março de 2013

Um Pequeno Reparo no Rádio da Ultra Glide


Eu e a Rô gostamos muito de ouvir música através do nosso GPS Garmin Zumo 660.

Mencionei isto em várias postagens sobre GPS, aqui no Blog. Uso um cartão SD-HC de 8GB e gravo nele cerca de 1500 músicas (o máximo que o processador  do Zumo 66 consegue gerenciar), divididas em blocos de 25 músicas, cada.

Nosso Zumo 660 fica instalado na nossa Harley-Dadvison Ultra Classic Electra Glide com o suporte permanente para motocicleta e o áudio é ligado ao sistema de rádio através da entrada Auxiliar.
Recentemente o áudio deixou de funcionar no canal esquerdo, o que já se tornou bastante incômodo, especialmente quando se ouve músicas originais dos anos 1960, gravadas sómente em dois canais (Beatles, por exemplo).

Óbviamente um problema de mau contato. O primeiro passo foi verificar se havia algum problema no cabo de áudio, entre o GPS e a entrada auxiliar do rádio. Negativo, o problema não era aí.



Ficou claro, portanto, que o mau contato estava no receptáculo Auxiliar.  Fui postergando o momento de enfrentar o problema e repará-lo, com receio de não encontrar um profissional conhecido e confiável a quem pudesse confiar o reparo do rádio.

Em conversa com o nosso amigo Ivan Coelho, gerente de pós-venda da Floripa Harley-Davidson, ele me aconselhou a procurar um técnico que tivesse experiência com equipamento de rádio comunicação. Há vários aqui na região, pois toda a frota pesqueira necessita de assistência técnica, mas eu não conhecia ninguém e não encontrava quem me pudesse dar uma referência.

Na semana passada fomos ao encontro de Harleyros em Maringá e, aí, a entrada auxiliar do rádio pifou de vez. Claro que havia ocorrido uma ruptura na solda de ligação do receptáculo com a placa do rádio.

Ontem, sábado, resolvi enfrentar a fera; retirar o rádio para entregá-lo a um técnico ou tentar repará-lo eu mesmo.

Levantei cedo, como de costume, e levei a Ultra Glide para a lavação. Já às 08:30 estava eu de volta na minha vaga de garage do prédio onde moro, desmontando o morcegão da motocicleta.

Não é difícil nem complicado retirar o rádio. Só precisa paciência e calma para trabalhar em áreas apertadas, na retirada dos dois parafusos que prendem o rádio ao seu suporte.

Apesar de ter sido aberto e limpo há pouco mais de um ano, o interior do morcegão apresentava-se bem empoierado. Foi uma ótima oportunidade para uma limpeza geral.


Retirado o rádio, voltei para a minha pequena oficina no apartamento. Levei algum tempo para descobrir a forma correta de retirar o painel do rádio. Tão logo conseguí, o resto foi rápido.

O receptáculo da entrada de áudio auxiliar fica soltado na placa, por três pontos. Dois deles estavam soltos. Com um ferro de solda de baixa temperatura (20W), refiz as duas soldas.

Instalar o rádio de volta na motocicleta foi mais simples. Depois, só testar.
Perfeito, tudo funcionando bem.

Minha querida Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide 2007, no alto dos seus 47.000 km rodados está, de novo, como nova.


Agora, programar a revisão dos 48.000 km e nos preparar para visitar o Uruguai.

45 comentários:

  1. O rádio da minha Ultra não está recebendo o sinal de outras motos. Lembra-se do nosso último passeio, em janeiro, quando fomos na praia da Pinheira, na casa do nosso amigo João da Palhoça? Você me ouvia, mas eu não conseguia te ouvir. Será problema de solução parecida?

    ResponderExcluir
  2. Osmar, acho que não. Tive um problema parecido, ainda durante o período de garantia. Levei na HD de Curitiba, checaram o rádio no computador da Harley e corrigiram o defeito. Deve ser o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  3. CONSERTAMOS RADIOS ORIGINAIS HARLEY
    WWW.AUDIOTEAM.INFO
    11-3338-0475 11-3224-8154

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Me chamo Dowsom Furtado e moro em Manaus. Tenho uma HD Electra Glide 2004 e o som dela não sai audio. Mas ele liga, sel ciona as rádios e tudo. O que será? Pode me ajudar?
      dobsomfurtado@gmail.com
      092991972525

      Excluir
    2. Dowsom, entre em contato com a Audio Team pelo WhatsApp: 11-99844-2434

      Excluir
    3. Olá Benne. Meu rádio deu problema no display, a tela apagou depois que foi lavada. Continua tocando com todas as funções preservadas, mas não dá pra ver nada escrito. Apesar sa luz funcionar. Pode dar um diagnóstico e valor aproximado para o concerto?

      Excluir
  4. O problema no som de nossa Ultra é que a música em FM dá oscilação quando a moto está em movimento e quando a moto pára a música fica normal... alguém sabe o que fazer? Já reduzi a sensibilidade no VOX

    ResponderExcluir
  5. Ola pessoal, minha electra ultra é 2006, e de uns tempos pra cá a entrada auxiliar funciona quando quer, não parece mal contato, depois de um tempo que a moto anda eu mexo no botão do speaker e ele volta a funcionar, não sei se é problema do rádio, da entrada speaker ou é configuração mesmo, alguém já teve esse problema? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sintomas são de mal contato, exatamente como aconteceu com a minha Ultra 2007, como relatada acima. O reparo é bem simples. Se vc não tiver habilidade para fazê-lo, leve a um eletro-técnico. Normalmente os técnicos que trabalham com PX de caminhões sabem como fazer.

      Excluir
    2. Ok obrigado Wilson, não tenho a "mão" para mexer, minha habilidade é zero para essas coisas rsrs vou levar em alguém que entenda, pelo menos tenho uma direção para seguir, valeu!

      Excluir
    3. Wilson, levei em uma oficina especializada em SP e aproveitei para tirar um vazamento na primária, eles tiraram o rádio e levaram para um especialista, o problema do rádio ligar e desligar quando queria arrumou, mas agora quando a moto esta parada o rádio funciona normalmente, quando anda o som vai ficando fraco e inaudível como se fosse uma transmissão ruim de rádio am, algo que nunca havia acontecido, o som sempre foi perfeito e alto, sem contar que agora os comandos do guidão somem de vez em quando, colocaram também uma antena interna para o rádio, ou seja arrumaram uma coisa e apareceu outras duas, vou voltar e ver qual a solução que irão dar aos problemas.

      Excluir
    4. Deve ter sido algum problema no cabo de saída de áudio. Se for o caso, substitua o cabo.

      Excluir
    5. Eu substituí o cabo da entrada auxiliar e o problema persistiu, inclusive com o som da transmissão do rádio, hoje vou mandar para eles resolverem o problema.

      Excluir
  6. Tive uma exatamente do mesmo ano e cor. Ainda tenho saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma motocicleta excelente. Fiquei com ela por 7 anos!

      Excluir
  7. a minha é uma ultra classic 2011 e gravei varias musicas no CD mais o radio dela só reconhece até a faixa 99 depois disso ela volta pra faixa 1 alguém sabe o q pode ser? obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal proprietário de HD Ultra Classic ou Electra. Estou com problemas no DISPLAY do SOM da minha ULTRA CLASSIC ELETRA GLIDE 2008, sendo que o SOM TUDO FUNCIONA, porém a imagem do DISPLAY sumiu. O que pode ser? Tem conserto? Fico no aguardo dos amigos. Grato. JC Panegalli, Chapecó, SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguio solucionar como.foi a conclusão do serviço minha moto esta com o mesmo problema

      Excluir
    2. esse problema é cronico nas ultras principalmente esse ano , precisa trocar o display , ja que um radio desse custa na faixa de 8 mil reais e usado por volta de 3 mil , eu troco pra vc e gasta mil reais display novo 11942414926

      Excluir
    3. Olá estou com o mesmo problema de não ver nada na tela, o radio funciona, Ultra 2011. Como se soluciona?

      Excluir
  9. Boa noite irmãos, pela segunda vez em 6 meses, minha ultra 2008 parou de sair áudio do nada, tudo liga, tudo funcionando perfeitamente, só não sai som nos falantes, quando deu pela primeira vez ela estava na garantia da loja de usados que comprei. Não sei onde nem quem arrumou, alguém já passou por isso? Obrigado.. maikalexandre2410@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maik estou com o mesmo problema no meu radio da street glide 2012 vc conseguiu desvendar o problema? Se sim me informe por favor,preciso de uma luz! Rsrs

      Excluir
  10. Ola a todos,este problema dos radios Harley de sumir o som de canais é muito comum,devido a vibração da moto, as pernas do ci de saida quebram,em alguns casos o som nas caixas ficam intermitente,outros casos somem de vez.
    Fazemos este tipo de trabalho.
    www.audioteam.info
    11-3224-8154

    ResponderExcluir
  11. Como eu testo o radio da electra na bancada

    ResponderExcluir
  12. Alguém conhece algum técnico em SP que troque o ci, tenho disponibilidade de desmontar e levar somente o rádio, um amigo levou na santa Efigênia e um técnico cobrou 150,00 com o ci incluso, ficou bom, funcionando ate hj, mas esse amigo não tem mais o contato. hj liguei pra um cara cobrou 550,00, Kkk. Não me importo de pagar pelo trabalho, mas não vou pagar pelo valor do trabalho + adicional pelo modelo da moto.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos.
    Tenho uma ultra 2013 e o sistema de som dela está funcionando perfeitamente. No entanto qnd passo em locais com trepidaçao forte ele para de tocar o CD e demora um pouco para voltar a tocar. As vezes tenho até que retirar o disco e recolocá lo para sanar o problema.
    Alguém sabe o que pode ser??
    alguem já teve esse problema??

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,Ja estamos fazendo adaptação de bluetooth em radio originais HARLEY DAVIDSON.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Tenho uma Street Glide 2013 e em uma viagem vindo escutando musica o aparelho parou de sair o som mais liga normal o display funciona tudo só o som que nao sai nas caixas. alguem me indica algum tecnico ?

    ResponderExcluir
  16. Coloquei um rádio novo em minha Ultra glide 2013 ele acende detecta as rádios mas não sai som nenhum. O mecânico que instalou disse que tenho que levar na autorizada (No caso HD RIO), para fazer a configuração via software. Isso procede. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá galera , alguém indica um técnico em rádios HD aqui pelo rio de janeiro.
    Estou com o rádio da minha 2009 intermitente, vejo que é um problema comum a todos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Na rádio da minha ULTRA 2013 está aparecendo disc error 1 e 31, ao escanear no próprio rádio aparece o cod B2006, alguém sabe como corrigir ? Ou se teve algo parecido?

    ResponderExcluir
  19. boa tarda a todos tenho uma ultra 2013 o som nas caixa dianteira parou de funcionar vcs pode me ensinar como regular para voltar a funcionar
    ]

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, tenho uma ultra 2010 que não sai o som, ele liga mais o som não sai. Durante um tempo o som começou a desligar sozinho e depois voltava , agora não esta sainda mais o som. O que deve ser? eu moro no Rio de Janeiro e não conheço um técnico para fazer esse conserto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Divaldo. Estou com o mesmo problema. A minha é do mesmo ano que a sua. Ontem um técnico retirou o aparelho e não encontrou nenhum defeito. Ele disse que pode ser a placa da saída de som. Se conseguir solucionar aí me avise. Se eu conseguir aqui te aviso.

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema
      Também sou do RJ.....se alguém puder me ajudar

      Excluir
    3. Boa tarde, fazemos este reparo no radio da Harley.

      Excluir
  21. Bom dia, como ja referi acima, o problema É SAIDAS de audio, nosso endereço esta acima.
    Benê

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde
    Estou com meu rádio da Minha street glider 2013 com o display apagado e agora recentemente parou de sair som.
    Alguém pode me ajudar ? 021964407976

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, minha electra glide 2007 esta tocando tanto o CD ou radio, do nada para não adianta fazer nada, tenho que desligar e ligar novamente assim volta a tocar, assim fica mais um tempo e para outra vez,alguém ja teve esse problema?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,fiz uma manutenção na moto onde ,o rádio foi descontado agora ele não está entrando cd nem auxiliar que e mais importante para mim alguém já teve algum problema assim?

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma ultra limited e o rádio ás vezes não funciona, verifiquei a antena no baú e estava frouxa, respeitei e não resolveu, as vezes está funcionando e do nada para e fica só um ruído como se não houvesse sinal de rádio. Alguém teria alguma dica?

    ResponderExcluir
  26. Olá amigos.. tudo bem?
    Tenho uma ultra classic 2011. Ultimamente ficava sem sair som... aí precisava mexer na chave de SPKR para sair o som...e ficar alternando liga-desliga..agora nem isso...o que pode ser?! Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, é só nos enviar que faremos o trabalho,Audioteam, Rua santa ifigenia 295 sala 208 São Paulo Sp cep 01207-002 zap 11 9 98442434

      Excluir