quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Clarkston, WA a Boise, Idaho

Nosso planejamento para o dia é seguir em direção sul, com destino a Boise, capital do Estado de Idaho. Tivemos que repensar a rota, devido aos muitos incêndios nas florestas das Montanhas Rochosas. Verificamos na Internet e o caminho menos complicado parecia ser pela US 95 South.


Sabíamos que nesta estrada também passaríamos por áreas com incêndios florestais, mas era a menos afetada.


Nos primeiros cem quilômetros, passando pela parte norte da Floresta Nacional de Wallowa, realmente a atmosfera estava bem clara. A temperatura estava ao redor dos 10 graus Celsius, com uma sensação térmica de 6 graus, devido ao vento provocado pelo deslocamento da motocicleta.

Após passarmos Grangeville, ID, a fumaça começou a aparecer e nos acompanhou por outros quase cem quilômetros.


Durante todo o percurso, constatamos uma atividade muito grande de bombeiros florestais. Vários acampamentos e muitos helicópteros atuando no combate aos incêndios.

Ao passarmos por Higgins, paramos para um lanche na cafeteria onde "se fala Harley", conforme o aviso na marquise.

"Aqui se fala Harley", diz o aviso.
Apesar do falar o "nosso" idioma, não recomendo: foi o pior hamburguer que comí em minha vida! Umas centenas de metros mais ao sul ha outras cafeterias com aspecto muito melhor.

Mas a senhora que nos atendeu foi muito cordial e nos deu algumas informações sobre os incêndios na região. Na área onde passamos e vimos toda a atividade dos bombeiros, havia um incêndio que já durava 10 dias e que atingiu uma área de 135 quilômetros quadrados.

Umas dezenas de milhas e a atmosfera foi clareando, deixando a fumaça para trás.


Logo depois estávamos cruzando o paralelo 45, que divide o hemisfério norte igualmente, entre a linha do Equador e o Pólo Norte.

Paralelo 45; meio caminho entre o Equador e o Pólo Norte.
Por volta do meio-dia entramos no Estado de Oregon, passando por uma região de grande produção de cebolas. O cheiro peculiar estava por toda parte.


A partir de Ontario, Oregon, pegamos a Interstate 84 East e seguimos para Boise, onde chegamos por volta das 16:30 horas.

Como sempre, depois de nos alojarmos no Best Western Rama Inn, fomos jantar no excelente Olive Garden. Começando os trabalhos com um Jack Daniel's, é claro.




O trecho de hoje foi de 345 km, com temperatura oscilando entre 10 e 28 graus Celsius, depois do meio-dia.
O Tri Glide comportou-se muito bem, com um consumo médio de 14 km/litro, usando gasolina Premium de 91 octanas, sem álcool. Até aqui, já rodamos 3.165 km com o Tri Glide.

Abaixo o roteiro original, que teve algumas modificações devido aos incêndios florestais.


Veja mais fotos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário