terça-feira, 28 de abril de 2009

Os Sete Hábitos do Motociclista Competente

De acordo com Stephen Covey, autor do “best-seller” Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficientes (publicado inicialmente em 1989), hábitos são padrões de comportamento compostos de três elementos que se cruzam: conhecimento, desejo e habilidade. Como estes três elementos são aprendidos e raramento herdados, nossos hábitos constituem nossa segunda natureza. Hábitos de eficiência podem ser aprendidos e podem ser esquecidos. “Pessoas de sucesso constroem hábitos de eficiência todos os dias de suas vidas. Na maioria das vezes eles são motivados pelo elevado senso do dever. Por subordinar certas tarefas ao poder de suas razões, ele desenvolvem Sete Hábitos e se autodisciplinam para viver de acordo com estes princípios fundamentais”, diz Stephen Covey. Os 7 Hábitos são:
  • Hábito 1: Ser Proativo;
  • Hábito 2: Começar com o Objetivo na Mente;
  • Hábito 3: Primeiro o mais Importante;
  • Hábito 4: Pensar em Ganha-Ganha;
  • Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido;
  • Hábito 6: Criar Sinergia;
  • Hábito 7: Afinar o Instrumento.
O último livro de Stephen, O 8º Hábito: da Eficácia à Grandeza, lançado em 2004 é a continuação do seu “best seller”. Neste livro Stephen argumenta que ser efetivo não é o bastante. O 8º hábito é basicamente "achar a sua voz e inspirar aos outros a achar a deles". Os Sete Hábitos do Motociclista Competente
Respeito – Respeito é a liga que mantém, junto, o universo de duas rodas. O motociclista competente respeita a sí mesmo, aos outros, a natureza, a estrada e, especialmente, a motocicleta. Vire as costas para qualquer um deles e poderá ser surpreendido de uma forma muito desagradável. Substime as condições climáticas e você pode acidentar-se rápidamente. Substime a estrada e poderá estar numa sala de cirurgia num piscar de olhos.
Camaradagem – Camaradagem entre motociclistas é o que os diferencia dos demais seres humanos! É o que faz do motociclista um ser especial. O motociclista competente cumprimenta os outros motociclistas. Ele pára sua motocicleta para ajudar um companheiro com problema. Por que? Porque somos todos vulneráveis e algum dia poderemos depender da boa vontade dos nossos companheiros para ajudar-nos. Dê as costas para o “código de ética das estradas” e poderá ver-se só e desamparado quando mais precisar. Viva sua vida ajudando os outros e a energia positiva que você vai criar vai fazê-lo melhor, mais feliz e rico em amizades.
Apreciação – Dê valor ao que você tem. Aprecie a liberdade que sente ao pilotar por uma boa estrada. Você reconhece este sentimento, muitas vezes inexplicável, que sentimos quando o homem e a máquina se transformam em um e o estresse do mundo tão competitivo é deixado para trás, incapaz de seguí-lo nessa jornada de prazer que é pilotar.
Conhecimento - Conhecimento é a chave para uma pilotagem bem sucedida. Seja, ao mesmo tempo, professor e aprendiz. Aprenda tudo que puder sobre a mecânica da motocicleta, como pilotá-la com eficiência, sobre as condições da estrada e do clima que vai encontrar. Compartilhe este conhecimento com os outros e eles farão o mesmo com você. Esteja aberto a críticas. Dedique-se a um constante aperfeiçoamento de suas habilidades como piloto.
Habilidade – Os melhores pilotos afinam suas habilidades constantemente. Relaxamento mata; a prática leva à perfeição. Nunca vá além do seu limite, mas procure sempre aumentar sua habilidade em pilotar melhor. Sua confiança aumentará, assim como sua habilidade em conduzir sua motocicleta com segurança.
Risco - O motociclista consciente entende o risco e sabe que motociclismo é inerentemente perigoso. Risco é como uma escada. No pé da escada está o risco menor: ficar trancado em casa. No topo da escada está o risco maior: sair numa “bike” a 250 km/h de olhos vendados. Cada piloto tem que tomar uma decisão consciente do nível de risco que pretende assumir. Nenhum motociclista que se respeite tomará uma decisão de alto risco, para sí ou para outros. Há precauções que podem ser adotadas para reduzir os riscos a níveis suportáveis, coerentes com as atividades do dia-a-dia. Aprender a pilotar de maneira consciente e com seguranca é uma delas. Assegurar-se que sua motocicleta está em boas condições mecânicas é outra. Vestir-se com roupas adequadas e resistentes à abrasão, jaqueta de couro, capacete aprovado e luvas reduzem, consideravelmente, o risco de ferimentos. Evite pilotar à noite, especialmente em áreas conhecidas pela presença de bares ou outros estabelecimentos que vendam bebidas alcóolicas. Não beba se for pilotar. O nível de risco que se vai permitir é uma decisão pessoal, mas os melhores motociclistas entendem estes princípios e, conscientemente, gerenciam o nível de risco que adotam.
Manutenção – Os melhores motociclistas cuidam bem da manutenção de suas motocicletas. Eles cuidam de suas máquinas, do seu corpo e de sua mente e de tudo o mais que é importante para eles. Você não pode pilotar com segurança se sua motocicleta não estiver em boas condições mecânicas. Você não pode pilotar corretamente se estiver doente, chateado, cansado, faminto, desidratado ou sob a influência de álcool ou drogas. Preste atenção no seu corpo e cuide dêle. Talvez tenha algo que precise ser feito, em casa ou no trabalho, antes de sair para um passeio. Termine o que está pendente e pilote com a mente livre de preocupações, concentrando-se no prazer e na responsabilidade de pilotar sua motocicleta.
Lembre-se: pilote de maneira que todos o vejam. Na maioria dos acidentes, o condutor do outro veículo sempre diz: “Mas eu não ví a motocicleta . . .”
Motocicletas não são fáceis de ver. Precisamos chamar a atenção das outras pessoas. Isto incluem motoristas, pedestres, outras motocicletas, etc. Não parta do princípio que está sendo visto ou ouvido. Parta do princípio que você é, naturalmente, invisível. Pilote sempre com os faróis (todos!!) acessos. Coloque acessórios/roupas que tornem sua máquina e você mais visíveis.
A vida é curta, mas a estrada é longa. Pilote com segurança!

2 comentários:

  1. Excelente texto, Wilson: prático e objetivo. Espero que muitos outros motociclistas o leiam. Parabéns e forte abraço!

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  2. Parabéns. Sintetiza e ensina a todos como se comportar em cima de duas rodas.

    abraço.

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