sábado, 11 de abril de 2009

Harley-Davidson Riding Program

Eu participei do módulo 1 do programa, que é o Group Riding.
Achei o treinamento muito bom, com dicas e conselhos que realmente valem a pena conhecer para todos que pilotam em grupo.
Eu já tenho alguma experiência de pilotagem em grupo, inclusive com viagens razoavelmente longas (1.600 km ida e volta), além de vários passeios curtos e de médio percurso (até bate-e-volta de 500 km).
Assisti, em 2006, uma palestra sobre pilotagem defensiva, ministrada pelo Capitão Ricardo Maccori, de Balneário Camboriú, SC. O Capitão Maccori, já na reserva, serviu 11 anos ao Exército Brasileiro, todos eles no Batalhão de Guardas, em SP, e sempre como batedor/escolta, pilotando Harley-Davidsons. Sem nunca ter deixado de possuir uma H-D, desde então, o Maccori tem uma experiência de estrada fantástica, um conhecimento técnico muito elevado, além de ser um grande mecânico das H-Ds.
Pois bem, ainda assim, achei que poderia aprender alguma coisa neste treinamento e não me frustrei.
O treinamento foi organizado pela H-D de Curitiba e ministrado pelo conhecido Inspetor Antônio Báccaro, da PRF de S.Paulo. Duas horas e meia de instrução teórica na sexta-feira à noite, foram seguidas de algumas horas de treinamento em rodovia (BR-277), no sábado, quando percorremos 160 km aplicando os ensinamentos adquiridos na véspera.
Foi ótimo. Recomendo a todos que levam segurança na pilotagem a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário