sábado, 3 de abril de 2021

Hangar 9 Pitts S-2B 1/3 Escala - melhorando o arrefecimento do motor

Meu Pitts S-2B 1/3 Escala, motor DLA 64cc Twin
Algo que me preocupou neste kit da Hangar 9, foram as aberturas para entrada e saída do ar de arrefecimento do motor

O cowling é bem escala mas o sistema de propulsão que usamos não é! 

A regra básica no aeromodelismo com motor a explosão diz que a área de escape do ar no capô tem que ser, no mínimo, o dobro da área de entrada.

Checando o capô do kit, verifiquei que a área de saída é somente 20% maior do que o da entrada. Entrei em contato com o SAC da Horizon Hobby (o pior da indústria, na minha opinião!) e perguntei se eles tinha encontrado algum problema de aquecimento nos protótipos que montaram e qual a recomendação que poderiam fazer. A resposta foi bem idiota: "You may want to enlarge the exhaust area to your liking." Tradução: "Você pode querer aumentar a área de exaustão a seu gosto." Uma resposta mais idiota que esta é quase impossível.

Sem o suporte do fabricante, partimos para o Plno B. Uma das opções para melhorar o arrefecimento é direcionar o fluxo de ar frio diretamente sobre o cilindro do motor (cilindros, neste caso). O ar, como todo fluído, percorre sempre o caminho com menor resistência e isto deve aumentar a troca de calor dentro do capô.

Foi assim que fiz:

1 - usei papelão para fazer o molde. No caso do DLA 64 Twin, por ser bicilindro, os moldes são diferentes em cada lado.


Este é o molde do cilindro direito, que
fica mais à ré.
2 - Enrolei os moldes com filme de PVC - do tipo que se usa na cozinha - para isolar o molde e usei manta leve de fibra de vidro e compensado de 3 mm para aumentar a rigidez, sem acrescentar peso. Dilui a resina epóxi com álcool e apliquei.



Cilindro esquerdo.

Molde do cilindro direito, na posição.
3 - Usei cola epóxi para a fixação, reforçando com adesivo Veda-Choque.

Os dois dutos, vistos de dentro do capô. O cilindro 
esquerdo já pintado de preto fosco.

Os dutos dos dois cilindros, prontos.
Acho que ficou bom. Vamos ver na prática.

Veja mais sobre este aeromodelo aqui e aqui.

2 comentários:

  1. Roque, o que você fez claro que vai melhorar o arrefecimento. Entretanto será necessário abrir um meio círculo na parte traseira inferior do cowling para permitir a saída do volume adicional que está entrando; caso não exista essa saída.

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    1. Concordo, Isaac. Há uma saída na parte inferior do cowling, mas quero aumenta-la. Estou "bolando" como fazer isto sem prejudicar a escala.

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