Meu Pitts S-2B 1/3 Escala, motor DLA 64cc Twin |
O cowling é bem escala mas o sistema de propulsão que usamos não é!
A regra básica no aeromodelismo com motor a explosão diz que a área de escape do ar no capô tem que ser, no mínimo, o dobro da área de entrada.
Checando o capô do kit, verifiquei que a área de saída é somente 20% maior do que o da entrada. Entrei em contato com o SAC da Horizon Hobby (o pior da indústria, na minha opinião!) e perguntei se eles tinha encontrado algum problema de aquecimento nos protótipos que montaram e qual a recomendação que poderiam fazer. A resposta foi bem idiota: "You may want to enlarge the exhaust area to your liking." Tradução: "Você pode querer aumentar a área de exaustão a seu gosto." Uma resposta mais idiota que esta é quase impossível.
Sem o suporte do fabricante, partimos para o Plno B. Uma das opções para melhorar o arrefecimento é direcionar o fluxo de ar frio diretamente sobre o cilindro do motor (cilindros, neste caso). O ar, como todo fluído, percorre sempre o caminho com menor resistência e isto deve aumentar a troca de calor dentro do capô.
Foi assim que fiz:
1 - usei papelão para fazer o molde. No caso do DLA 64 Twin, por ser bicilindro, os moldes são diferentes em cada lado.
Este é o molde do cilindro direito, que fica mais à ré. |
Cilindro esquerdo. |
Molde do cilindro direito, na posição. |
Os dois dutos, vistos de dentro do capô. O cilindro esquerdo já pintado de preto fosco. |
Os dutos dos dois cilindros, prontos. |
Roque, o que você fez claro que vai melhorar o arrefecimento. Entretanto será necessário abrir um meio círculo na parte traseira inferior do cowling para permitir a saída do volume adicional que está entrando; caso não exista essa saída.
ResponderExcluirConcordo, Isaac. Há uma saída na parte inferior do cowling, mas quero aumenta-la. Estou "bolando" como fazer isto sem prejudicar a escala.
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