quarta-feira, 28 de abril de 2021

A pandemia está prejudicando o aeromodelismo?

 

N/M "Cap San Juan", da Hamburg Sud.
Desde meados de 2020 o histerismo que acompanha a pandemia do coronavirus começou a impactar a logística internacional.

90% de tudo o que é produzido e comercializado neste planeta é transportado por navios nos oceanos, lagos, rios e canais navegáveis.

A Marinha Mercante mundial transporta mais de 11 bilhões de toneladas, todos os anos. Os valores gerados na navegação chegam a mais de 14 trilhões de dólares anualmente!

Mais de 50.000 navios, registrados sob as bandeiras de 150 nações e operados por mais de um milhão de tripulantes executam esta missão.

Estes números são de 2019 e, claro, foram fortemente atingidos pela recessão causada pela maneira atrapalhada com que a maioria dos países do mundo vem conduzindo esta emergência sanitária.

Mesmo assim, a projeção é de aumento considerável para os próximos anos.

Mas o que está acontecendo hoje, depois de um ano do Covid-19?

Não há espaço nos navios! Não há containers em número suficiente para atender a demanda!

Quando os países pararam suas indústrias, fecharam seu comércio e colocaram todo mundo (ou uma boa parte dele) dentro de casa, as companhias de navegação começaram a desativar sua frota. Encomendas de novos navios e novos containers foram canceladas. Tripulações dispensadas.

Quando a economia mundial começou a recuperar-se, no final de 2020, a logística sentiu o resultado da loucura.

Um gargalo comercial originado do surto de COVID-19 fez com que as empresas americanas aguardassem ansiosamente por produtos da Ásia - enquanto na costa da Califórnia, dezenas de navios porta-container estão ancorados, incapazes de descarregar sua carga.

A pandemia tem causado estragos na cadeia de abastecimento desde o início de 2020, quando forçou o fechamento de fábricas em toda a China. As sementes dos problemas atuais foram plantadas em março passado, quando os americanos ficaram em casa e mudaram drasticamente seus hábitos de compra - em vez de roupas, eles compraram eletrônicos, equipamentos de ginástica e produtos de reforma. As empresas americanas responderam inundando as fábricas asiáticas reabertas com pedidos, levando a uma reação em cadeia de congestionamento e obstáculos nos portos e centros de carga em todo o país quando as mercadorias começaram a chegar”.(Associated Press, março 2021)

Aqui no Brasil, se você tem um container para exportar, é melhor ter paciência; só há espaço disponível nos navios a partir de junho!!

Porta-container da Maersk no terminal Yangshan Deepwater Port, Shanghai.

Mas como isto tem afetado o aeromodelismo?

Da mesma maneira que tem afetado todo o resto: escassez e aumento de preço!

Há falta de baterias para aeromodelismo. Os kits desapareceram do mercado.

Grandes empresas que comercializam produtos para aeromodelistas, como a Horizon Hobby e Tower Hobbies dos EUA, têm produtos que estão fora de estoque há meses.

Site da Horizon Hobby - servos Spektrum

Um bom exemplo é o novo kit da Hangar 9 - OV-10 Bronco 30ccARF – anunciado em novembro de 2020 e com previsão de disponibilidade para entrega a partir junho de 2021!!!!

Faça uma busca no YouTube e os únicos Broncos que aparecem lá são os construídos pelo próprio pessoal da Horizon nos EUA e na Europa.

Mesmo nos sites chineses alguns produtos levam semanas em “back order”.

O distribuidor da Graupner nos EUA, Control Hobbies, não tem um servo, ao menos, para venda. A fábrica não recebe os chips empregados na sua fabricação e a melhor expectativa é que voltem a ser comercializados no final do ano, somente.

Vamos esperar para ver o acontece.


Um comentário:

  1. 🏆 muito boa a reflexão

    Vamos esperar né ..... Logo voltamos a " normalidade " 👍😉

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