N/M "Cap San Juan", da Hamburg Sud. |
90% de tudo o que é produzido e comercializado neste planeta
é transportado por navios nos oceanos, lagos, rios e canais navegáveis.
A Marinha Mercante mundial transporta mais de 11 bilhões de
toneladas, todos os anos. Os valores gerados na navegação chegam a mais de 14
trilhões de dólares anualmente!
Mais de 50.000 navios, registrados sob as bandeiras de
150 nações e operados por mais de um milhão de tripulantes executam esta missão.
Estes números são de 2019 e, claro, foram fortemente
atingidos pela recessão causada pela maneira atrapalhada com que a maioria dos
países do mundo vem conduzindo esta emergência sanitária.
Mesmo assim, a projeção é de aumento considerável para os
próximos anos.
Mas o que está acontecendo hoje, depois de um ano do
Covid-19?
Não há espaço nos navios! Não há containers em número
suficiente para atender a demanda!
Quando os países pararam suas indústrias, fecharam seu
comércio e colocaram todo mundo (ou uma boa parte dele) dentro de casa, as
companhias de navegação começaram a desativar sua frota. Encomendas de novos
navios e novos containers foram canceladas. Tripulações dispensadas.
Quando a economia mundial começou a recuperar-se, no final
de 2020, a logística sentiu o resultado da loucura.
“Um gargalo comercial
originado do surto de COVID-19 fez com que as empresas americanas aguardassem
ansiosamente por produtos da Ásia - enquanto na costa da Califórnia, dezenas de
navios porta-container estão ancorados, incapazes de descarregar sua carga.
A pandemia tem causado
estragos na cadeia de abastecimento desde o início de 2020, quando forçou o
fechamento de fábricas em toda a China. As sementes dos problemas atuais foram
plantadas em março passado, quando os americanos ficaram em casa e mudaram
drasticamente seus hábitos de compra - em vez de roupas, eles compraram
eletrônicos, equipamentos de ginástica e produtos de reforma. As empresas
americanas responderam inundando as fábricas asiáticas reabertas com pedidos,
levando a uma reação em cadeia de congestionamento e obstáculos nos portos e
centros de carga em todo o país quando as mercadorias começaram a chegar”.(Associated
Press, março 2021)
Aqui no Brasil, se você tem um container para exportar, é melhor ter paciência; só há espaço disponível nos navios a partir de junho!!
Porta-container da Maersk
no terminal Yangshan Deepwater Port, Shanghai. |
Há falta de baterias para aeromodelismo. Os kits
desapareceram do mercado.
Grandes empresas que comercializam produtos para aeromodelistas,
como a Horizon Hobby e Tower Hobbies dos EUA, têm produtos que estão fora de
estoque há meses.
Site da Horizon Hobby - servos Spektrum |
Um bom exemplo é o novo kit da Hangar 9 - OV-10 Bronco 30ccARF – anunciado em novembro de 2020 e com previsão de disponibilidade para entrega a partir junho de 2021!!!!
Faça uma busca no YouTube e os únicos Broncos que aparecem
lá são os construídos pelo próprio pessoal da Horizon nos EUA e na Europa.
Mesmo nos sites chineses alguns produtos levam semanas em “back
order”.
O distribuidor da Graupner nos EUA, Control Hobbies, não tem
um servo, ao menos, para venda. A fábrica não recebe os chips empregados na sua
fabricação e a melhor expectativa é que voltem a ser comercializados no final
do ano, somente.
Vamos esperar para ver o acontece.
🏆 muito boa a reflexão
ResponderExcluirVamos esperar né ..... Logo voltamos a " normalidade " 👍😉