sexta-feira, 26 de junho de 2020

Um bombardeiro Boeing B-17, construído na escala de 1/3

Jack Bally e o seu Bally Bomber 1/3 escala, em Oshkosh 2018
O Bally B-17 foi um projeto original de Jack Bally, um veterano do Exército dos EUA, carpinteiro aposentado e construtor de aeronaves experimentais.

Jack Bally durante a construção do Bally Bomber
A aeronave é um monoplano de asa baixa, com trem de pouso retrátil convencional, equipado com quatro motores. A fuselagem é toda em alumínio rebitado com anteparas hexagonais. Os desenhos foram modificados a partir de um conjunto de plantas de um aeromodelo rádio-controlado em escala 1/9. 

Apesar de ser uma réplica em escala, a aeronave é relativamente grande para uma aeronave construída em casa. A maioria das aeronaves construídas em casa, conhecidas como “homebuilt”, são projetadas como monomotores, tornando este homebuilt de quatro motores uma raridade em si.

Bally passou quase 18 anos e um número estimado de 40.000 horas construindo o bombardeiro, que ele chamou de "Obsessão".

A aeronave - conhecida como Bally Bomber - voou pela primeira vez em 2016 e fez sua estréia pública no Oshkosh AirVenture de 2018.

Jack Bally faleceu no dia 21 de junho de 2020, aos 79 anos.

Características da aeronave:

  • Tripulantes: 1
  • Comprimento: 7,3 m
  • Envergadura: 10,54 m
  • Propulsão: 4 motores Hirth F-30, com hélice tripá.

O Hirth F-30 é um motor de aeronáutico de quatro cilindros opostos, dois tempos, com injeção eletrônica opcional, partida elétrica, 1050cc e 85 HP, projetado para uso em ultraleves e homebuilts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário