A correia de transmissão de uma motocicleta Harley-Davidson®
é fácil de ser ignorada, até mesmo como resultado de seu próprio design.
Desenvolvida para ser limpa e silenciosa, a correia de transmissão pode durar
várias temporadas sem precisar ser substituída.
“Em condições ideais, já vimos correias durarem 160.000
quilômetros”, disse Martin Ginns, gerente comercial de manutenção da
Harley-Davidson. “Mas, devido ao fato de nossas correias de transmissão serem
tão confiáveis, muitos proprietários não se dão conta de que, embora exija
muito menos atenção do que componentes presentes em outros veículos de duas
rodas, uma correia não chega a ser livre de manutenção. ”
A H-D Sturgis™ FXB 1980 foi a primeira motocicleta da Harley-Davidson equipada com uma correia de transmissão moderna |
O modelo Sturgis™ FXB 1980 foi a primeira motocicleta da
Harley-Davidson equipada com uma correia de transmissão moderna. Diferentemente
da corrente que, eventualmente, veio a ser substituída na linha de modelos
Harley®, uma correia de transmissão não precisa ser limpa e lubrificada. O
equipamento pode parecer quase delicado, mas os cabos tensionados de fibra de
carbono super reforçados no seu interior o tornam muito forte e resistente ao
estiramento.
Além das instruções do Manual do Proprietário, que alertam
sobre a necessidade de inspecionar regularmente as condições da correia de
transmissão antes de pilotar, o cronograma de manutenção de todos os modelos de
motocicletas Harley-Davidson requer uma inspeção e verificação da tensão da
peça após os primeiros 1.600 km e a cada 8.000 km.
A partir daí, é necessário manter a mesma frequência de uma
troca de óleo e filtro de óleo. O serviço autorizado da Harley-Davidson irá
verificar e ajustar a tensão da correia sempre que uma motocicleta estiver na
concessionária para uma revisão de rotina. Se a tensão estiver fraca demais, a
correia pode se “precipitar” ou pular um dente durante a aceleração ou
desaceleração, e esse tipo de estresse pode começar a empurrar o dente para
fora. Já o excesso de tensão pode acarretar um desgaste precoce do rolamento do
eixo de saída da transmissão.
“Se o proprietário estiver trocando o óleo em casa ou levar
a motocicleta para trocar o óleo em uma oficina independente, pode ser que a
tensão da correia não seja verificada”, disse Ginns. “Os técnicos da
concessionária Harley usam ferramentas especiais para verificar e ajustar com
precisão a tensão da correia. ”
Uma causa comum de danos da peça é um pedra se alojar dentro
dela quando ela passa pela roda dentada. “Os proprietários que removem o
defletor inferior de detritos por motivos estéticos correm um risco muito mais
alto de danificar a correia”, explicou Ginns. “Especialmente se você tiver uma
longa entrada de garagem pavimentada com saibro ou pilotar regularmente em
estradas com isolamento de cascalho, vale realmente a pena inspecionar a
correia no intervalo entre as manutenções. ”
Ao inspecionar a correia, procure detritos presos nos dentes
e danos à correia, que podem tomar a forma de um furo ou rachadura visíveis na
superfície nervurada externa, uma rachadura na base dos dentes ou dentes
faltando, ou, ainda, cabos tensionados expostos. Se uma pedra danificar a
correia, pode também danificar um dente da roda dentada, e ambas as rodas
dentadas devem ser substituídas sempre que for instalada uma correia nova. O
verdadeiro segredo para sua a vida útil
é a manutenção da tensão adequada, uma tarefa que deve ficar a cargo dos
técnicos treinados pela fábrica na oficina autorizada de uma concessionária
Harley-Davidson.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
Essa matéria acabou com a minha grande dúvida sobre a vida útil da correia, além de outras informações muito importantes.
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