sexta-feira, 29 de maio de 2020

Juniaer T-27 Tucano 55cc - Montagem - 2ª Parte - Detalhes do Trem de Aterrissagem


A decisão pela escolha do trem de pouso a ser instalado no meu Juniaer T-27 Tucano 55cc foi difícil.

Uma característica eu já tinha definido: elétrico!

Construí vários aeromodelos escala com trem retrátil pneumático e só tive problemas. Perdi um Campeonato Brasileiro de F4C (fui Vice-Campeão) por causa de um trem retrátil da Robart instalado no meu Byron Originals Beechcraft Staggerwing! No último voo, quando cada ponto contava, o trem não recolheu ...

As opções são muitas, mas saber qual a mais adequada é uma tarefa complicada. Há muitos fabricantes chineses, outros de marcas mais conhecidas (também fabricados na China) e, que eu saiba, dois fabricantes brasileiros.

Um deles é o Johnny Simões que produz uma versão em escala pura, que merece equipar um aeromodelo que vá competir a nível internacional. Mas com um preço equivalente.

Aqui em Curitiba temos o Douglas Merrizio, que produz um trem de aterrissagem da mesma qualidade, mas sem o detalhamento em escala que mencionei e com um preço menor.

Tudo no aeromodelismo é relativo. Temos que conviver com isto.

No meu Tucano 20cc usei um conjunto chinês que atendia às minhas expectativas, mas sem muito comprometimento com qualidade ou com a fidelidade à escala.

No meu P-47 (também com motor 20cc) usei o trem da E-Flite, muito bem feito.

Mas projetado especificamente para o T-27 da Juniaer, só há dois: o do Johnny e o do Douglas.

Optei pelo do Douglas e fiquei muito satisfeito com o resultado do produto.


A partir daí o próximo passo foi adquirir as rodas.

Vi vários modelos na Internet com preços muito baixos e qualidade duvidosa e outros com preços mais elevados e com aparente qualidade. Mas todos pecavam por um detalhe: nem de longe pareciam com as rodas do T-27 Tucano da Academia da Força Aérea!


Daí, não tive dúvidas. Falei com o Johnny e comprei um conjunto de rodas.

Neste ponto tive que enviar os struts do trem principal para a São Paulo, para que o Johnny fizesse a instalação das rodas, equipadas com freio pneumático (de novo???!!!).

Ficaram ótimas!


Cada roda com freio, do trem principal, pesa 230 g. A roda da bequilha pesa 123 g. O conjunto completo com motor acionador, struts e rodas ficou com 1,22 kg.



Veja a primeira parte aqui da montagem do aeromodelo aqui.

Detalhes:
Kit, luzes de navegação e horns: Juniaer Modelismo - https://www.juniaer.com.br/
Cockpit em escala: Flábio Cockpits - (41) 99619-5172
Piloto em escala: Evandro Soares - https://www.aerokit.com.br/
Trem retrátil: Douglas Merizzio - (41) 99962-9968
Rodas: Johnny Simões - (11) 99296-3039
Equipamento de rádio e servos: Graupner - https://www.graupner.com/
Baterias e chaves: Dino diGiorgio - www.Aero-Accessories.com
Motor: DLE 55RA

2 comentários: