domingo, 24 de maio de 2020

Juniaer T-27 Tucano 55cc - Montagem - 1ª Parte - Superfícies de Comando - Trem - Luzes de Navegação

Embraer T-27 Tucano FAB 1333, da Academia da Força Aérea
Foto de Marcelo Lobo da Silva
O kit produzido pela Juniaer Modelismo é uma réplica da aeronave Embraer EMB-312 T-27 Tucano, operado pela Força Aérea Brasileira (desde setembro de 1983) e por forças aéreas de outros doze países. A escala adotada pela Juniaer é de aproximadamente 1/5.

O aeromodelo é produzido em resina epóxica com reforços estruturais e laminado a vácuo com a tecnologia Full Composite. A construção resulta em um aeromodelo de relativo baixo peso de voo e de alta resistência.

Especificações do aeromodelo:

Comprimento: 2 m
Envergadura: 2,3 m
Peso de decolagem: 10 a 12 kg, dependendo da motorização
Rádio: mínimo de 7 canais.
Motorização a gasolina recomendado: motores entre 50 e 60 cc.

O protótipo que escolhi foi de uma aeronave de instrução da Academia da Força Aérea, o T-27 FAB 1333.

Embraer T-27 Tucano FAB 1333, da Academia da Força Aérea
Foto de Marcelo Lobo da Silva
Fiz a encomenda do aeromodelo no início de maio de 2019. A expectativa é que o avião seria entregue em setembro, mas chegou na minha casa no início de dezembro, sete meses depois. O pessoal da Juniaer estava com muitos pedidos e a produção dos aeromodelos sofreu um pequeno atraso na entrega programada, mas sempre me mantiveram informados. Não tive problema com isto, pois estava terminando a construção do meu Extra 300LP (também com um motor DLE 55cc).

O aeromodelo veio numa grande caixa de papelão de 1,5 x 1 x 0,36 m.

As marcações de “frágil”, “manuseie com cuidado”, etc., que costumamos ver neste tipo de embalagem foram feitas à mão, de maneira bem tosca. A primeira impressão não foi boa.


Ao abrir a caixa, fiquei ainda mais preocupado, pois os componentes estavam pobremente embalados em uma única volta de plástico bolha, acomodados entre pedaços de isopor quebrados.




A minha reação foi por já ter visto a embalagem de um Tucano da Juniaer, enviado a outro aeromodelista, com uma apresentação externa bem mais profissional. Não sei como estava acondicionado internamente.


Felizmente não ocorreu nenhuma avaria nas peças. Encontrei um adesivo danificado, mas aparentemente foi aplicada já com o defeito na fabricação e passou pelo controle de qualidade.


O que mais me decepcionou foi a logomarca do fabricante do aeromodelo, estampada nos dois lados do leme. Em um aeromodelo escala, a nível de competição nacional e internacional, isto não é admissível. Afinal já existe a identificação do fabricante, inclusive com o número de série do aeromodelo, na parte interna da fuselagem.


Questionada, a Juniaer informou que era padrão ter a logomarca no leme. Eu não tinha visto nenhum Tucano fabricado por eles, em competições ou eventos, com esta logomarca e solicitei que isto fosse reparado. A reação da Juniaer foi muito positiva. Enviei o leme de volta para eles, que o repintaram e me enviaram de novo.

Questionei, também, o adesivo colado na deriva do T-27, que não constava na foto do protótipo que enviei para a Juniaer. O fabricante me enviou a foto de um T-27 da AFA com este adesivo. Não fiquei muito satisfeito, mas não queria enviar a fuselagem para a fábrica, para ser repintada. Até agora não entendi a razão de terem colocado o adesivo na pintura do aeromodelo . . .


T-27 FAB 1378, com o adesivo na deriva.
Como estava terminando a reforma de um Cap 232 do meu filho, ainda demorei algum tempo para iniciar a montagem do T-27.

22/04/2020
Comecei a montagem do Tucano, instalando o trem principal, fabricado pelo Douglas Merizzio, aqui de Curitiba. As rodas, com freios pneumáticos, são de fabricação do Johnny Simões, de São Paulo. Decidi não usar parafuso rosca soberba para fixar o trem à asa e sim instalar porca cega ou porca garra (blind nuts) e usar parafuso máquina de 4 mm. Tive que adaptar os blind nuts, pois há uma resina de colagem na parte inferior do compensado de fixação, que impede o uso da porca normal.






A seguir iniciei a instalação dos servos das asas. Como faço sempre nos aeromodelos de grande porte, uso servos para cada um dos ailerons e flaps (assim como profundores). Neste caso escolhi os servos Graupner DES708 digitais, engrenagens de metal, dois rolamentos e torque de 8,2 kg a 6 volts.



Observei em uma das portas de acesso ao compartimento de servo que o ponto de ancoragem da tampa estava muito fino e precisava de reforço.


Isto foi feito facilmente com pequenos quadrados de compensado 2 mm, colados por baixo.



Pensei que o reforço seria necessário em outros compartimentos, mas somente um necessitou o reparo.

O alinhamento para instalação dos horn duplos foi feito sem dificuldade.



Os horns utilizados foram fornecidos pela própria Juniaer, um projeto do Rafael Alonso (da Tchê Jets), cortado em fibra de vidro. Excelente material e corte, que pintei nas cores respectivas usando tinta também fornecida pela Juniaer. Aliás, recomendo, pois eventualmente você poderá precisar fazer algum retoque e as tintas são manipuladas para ficar na tonalidade correta.


Os horns do leme também foram instalados, sem problemas.


Por recomendação do próprio Rafael Alonso, eu usei o adesivo Veda-Choque da Maxi Rubber, para a fixação de todos os horns do avião. Excelente material.


Tive que fazer uns ajustes nos flaps para que ficassem alinhados com os ailerons e, por consequência, com as asas. Uma lixa na parte móvel dos flaps, onde se encontram com a asa, resolveu o problema.


Antes, fora de alinhamento.
Antes, fora de alinhamento.
Depois, alinhados.
A parte que deu mais trabalho foi a instalação dos servos nos profundores. O aeromodelo permite duas configurações: servo nos estabilizadores ou dentro da fuselagem, com comando longo. Prefiro a primeira alternativa e aí é que encontrei a dificuldade. Explico: quando comprei os servos a serem usados, eu ainda não havia recebido o kit. Baseado na descrição do folheto publicado pela Juniaer, os servos recomendados são no tamanho padrão, ou seja, altura de 45,15 mm de altura.


Mas não mencionam que o espaço do compartimento do servo nos estabilizadores não comporta esta altura. Tem que ser mais baixo. Com toda a dificuldade de compra no exterior devido à pandemia, tive que me adaptar. Isto tomou bastante tempo, mas consegui resolver.





Há uma diferença de 4 mm entre as duas faces da fuselagem, na cauda. O lado direito do estabilizador fica mais baixo do que o lado esquerdo.



Corrigir isto como deveria ser feito seria um trabalho excessivo. Optei por corrigir o bordo de fuga dos profundores eletronicamente e acho que o efeito final ficará imperceptível.


A tarefa a seguir foi a instalação das luzes de navegação e o farol de pouso nas asas.



O conjunto de luzes veio com uma inconsistência: as luzes de alcance, instaladas no leme, vieram com um led branco e um vermelho. Na realidade são dois brancos. Sem problema! A Juniaer me enviou um led branco para fazer a substituição e pronto!.


Esta primeira fase foi completada no dia 15/5/2020.

No geral estou muito satisfeito com o aeromodelo. A construção é bem sólida e o peso das asas é compensado, de certa forma, com a leveza da fuselagem. Os detalhes em escala são impressionantes e a pintura é uma obra de arte!

É de se ressaltar o apoio dado pela Juniaer durante esta fase da montagem. Tanto o Elton Uzai como o Rodrigo Pantoja sempre muito solícitos em responder e esclarecer qualquer dúvida que tive. 

Os colegas do grupo "Tucaneiros Juniaer," no WhatsApp, também ajudaram muito com as publicações que fazem.
Um agradecimento especial ao Fabio Vassalo, que me enviou fotos da montagem do seu Tucano e que foram de muita ajuda.

Agora é partir para a fuselagem.

Detalhes:
Kit, luzes de navegação e horns: Juniaer Modelismo - https://www.juniaer.com.br/
Cockpit em escala: Flábio Cockpits - (41) 99619-5172
Piloto em escala: Evandro Soares - https://www.aerokit.com.br/
Trem retrátil: Douglas Merizzio - (41) 99962-9968
Rodas: Johnny Simões - (11) 99296-3039
Equipamento de rádio e servos: Graupner - https://www.graupner.com/
Baterias e chaves: Dino diGiorgio - www.Aero-Accessories.com
Motor: DLE 55RA

5 comentários:

  1. Sería interesante también una descripción de la instalación del motor y sobre todo del escape, tu siempre haciendo un trabajo que aparte de profesional, es de una rigurosidad extrema. Gran abrazo y felices vuelos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Roque, por tantas dicas de montagem e claro, pelo novo integrante da esquadrilha. Bons voos e ótimos pousos. Grande abraço.

    ResponderExcluir