quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Graupner encerra venda direta nos EUA


Nesta segunda-feira, 10/2/2020, a GraupnerUSA publicou um comunicado ao mercado anunciando um novo passo na reestruturação da Graupner mundial.

Inicialmente foi fechada a fábrica na China e a filial da Alemanha (veja postagem aqui).

Agora a Graupner resolveu fechar, também, sua filial nos Estados Unidos.

No comunicado a GraupnerUSA afirma que “ultimamente, a indústria de R/C tem enfrentado muitos obstáculos causados ​​por regulamentações excessivas, guerras comerciais, declínio de interesse e concorrência desleal de produtos falsificados, o que torna muito difícil administrar uma pequena operação como a nossa. Espera-se que a mudança para grandes distribuidores resolva alguns desses desafios.”

Esta atitude da Graupner confirma fatos que realmente estão sendo observados no mundo inteiro: o interesse pelo hobby de aeromodelismo rádio-controlado está diminuindo.

Os adolescentes tem um gama enorme de jogos eletrônicos que os tem atraído mais do que a construção, montagem e operação de aeromodelos. Basta vermos nos Clubes de Aeromodelismo, em toda parte: não há adolescentes iniciando-se no hobby. A grande maioria dos aeromodelistas são adultos, muitos acima dos 40 anos.

Por outro lado, a China tem inundado o mercado com produtos baratos e de qualidade questionável. Mas muitos aeromodelistas não se importam em correr o risco de acidentes com seus aeromodelos e preferem comprar estes equipamentos.

O resultado é óbvio: os grandes fabricantes tradicionais viram seu mercado encolher. Várias marcas tradicionais sofreram com isto e, outras, não tem feito investimentos no desenvolvimento de equipamentos melhores, com mais tecnologia e com preço acessível.

A Graupner é uma exceção: em 2018 lançou o transmissor mz-32 (com trinta e dois canais proporcionais e 64 chaves digitais) que se equipara aos modelos mais caros existentes no mercado, com um preço 50% ou mais reduzido. No início de 2019 lançou o mz-16, com a mesma tecnologia e dezesseis canais proporcionais (veja mais detalhes aqui).


Outra vantagem da marca são os receptores. Robustos, leves e com preço diferenciado, todos os receptores Graupner tem telemetria instalada, o que levou uma parcela grande de aeromodelistas a preferir seus produtos.

Receptor Graupner GR-24 12 canais
A verdade é que o mercado está muito competitivo e seu tamanho tem diminuído. Um exemplo dos efeitos causados foi a falência da Hobbico, dona da Tower Hobbies, em 2018. A Tower Hobbies não fechou por que foi comprada pela Horizon Hobby, que a manteve viva, até agora. Não duvido que ocorra uma fusão das duas empresas em um futuro próximo.

Neste universo é muito oneroso manter uma empresa representando somente um fabricante. O mais lógico e mais econômico é direcionar os produtos através de um grande distribuidor.

Esta é a tarefa que a Graupner/SJ tem que executar.

O comunicado informa ainda que a produção, interrompida com a mudança da fábrica da China para a Coréia, já está regularizada e o embarque dos produtos aos distribuidores deve ser iniciado em breve.

No Brasil, a Auditec Hobby  informou que continuará oferecendo os produtos da marca e que estará em contato com a Graupner para garantir que seus clientes continuarão a ter acesso aos produtos.

As operações da filial dos Estados Unidos se encerram no dia 25 de fevereiro,  segundo o comunicado. 
Todo o estoque está em promoção, com redução de 30% nos preços. Uma excelente oportunidade para quem está interessado em compor um estoque, especialmente de servos e receptores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário